Discurso durante a 108ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários à matéria publicada na revista Veja, desta semana, sob o título O Efeito Benéfico da Crise.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Comentários à matéria publicada na revista Veja, desta semana, sob o título O Efeito Benéfico da Crise.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2005 - Página 23019
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, CRISE, POLITICA NACIONAL, SUBSTITUIÇÃO, CARGO PUBLICO, ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, DISPENSA, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), VALORIZAÇÃO, CARREIRA, FUNCIONARIO PUBLICO, ESPECIFICAÇÃO, BANCO DO BRASIL, ELETROBRAS TERMONUCLEAR S.A. (ELETRONUCLEAR), CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), INSTITUTO BRASILEIRO DO TURISMO (EMBRATUR), INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL (IRB), FURNAS CENTRAIS ELETRICAS S/A (FURNAS).

           O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) -

           Ao Degolar Apaniguados, A Crise Restabelece

           O Triunfo do Mérito

           senador arthur virgílio

           11 de julho de 2005

           Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sempre tive resistência em aceitar o refrão que diz que, há males que vêm para bem. Esse nem de longe é o melhor caminho. Contudo nesta crise eclodida nos quintais petistas e no agora malfado Governo Lula, algum efeito benéfico começa a despontar, com a substituição de dirigentes graduados, indicados pelo petismo, por servidores de carreira.

           Não se diga que foi bom ter aparecido tanta corrupção idealizada e orquestrada petistas incrustados em órgãos da administração pública. O que é bom é que esses corruptos estão sendo trocados por pessoal de carreira. Ainda bem.

           A Revista Veja desta semana publica, a propósito dessa saudável troca, matéria de página inteira, sob o título “O Efeito Benéfico da Cris”e. Nela se destaca que a crise degola apaniguados e, por ora, restabelece o triunfo do mérito.

           Na reportagem, informa-se que, em lugar de dois executivos demitidos do Banco do Brasil, foram escolhidos servidores com longa ficha de serviços prestados ao estabelecimento. E salienta: O novo vice-presidente de Finanças, Aldo Luiz Mendes, é doutor em economia e trabalha no banco há 25 anos. Já o economista Antonio Francisco de Lima Neto, que assumiu a vice-presidência de Varejo, tem 26 anos de casa. O presidente interino dos Correios, Jânio Cezar Luiz Pohren, é servidor público há mais de 20 anos.

           E mais:

           Dos outros nove cargos de segundo e terceiro escalões que passaram por mudanças na BR Distribuidora, Eletronuclear, Eletronorte, Embratur, IRB e Furnas, oito estão nas mãos de gente das próprias estatais ou vizinhanças. A única exceção é o economista Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica. É uma exceção de respeito. Escalado para moralizar o IRB pelo Ministro Antonio Palocci, da Fazenda, Lisboa é conhecido pelo currículo invejável e pela ausência de paixões partidárias.Sua função é higienizar o covil no qual Roberto Jefferson e seus apaniguados transformaram a estatal.

           Pela oportunidade da matéria da Veja, incluo-a neste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado da República.

           Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“O efeito benéfico da crise”;

“Já Passou”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2005 - Página 23019