Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a repercussão positiva à entrevista concedida por S.Exa. ao programa do Jô Soares, transmitido ontem à noite, pela Rede Brasileira de Televisão-SBT.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. LEGISLATIVO.:
  • Comenta a repercussão positiva à entrevista concedida por S.Exa. ao programa do Jô Soares, transmitido ontem à noite, pela Rede Brasileira de Televisão-SBT.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2005 - Página 23995
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. LEGISLATIVO.
Indexação
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, ORADOR, AGRADECIMENTO, JORNALISTA, CONVITE, ENTREVISTA, TELEVISÃO, OPORTUNIDADE, DIVULGAÇÃO, PROPOSTA, RENDA MINIMA, RECOMENDAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLICITAÇÃO, ANEXAÇÃO, MENSAGEM (MSG), INTERNET, CIDADÃO, CUMPRIMENTO, PROGRAMA.
  • ANALISE, CRISE, POLITICA NACIONAL, SAUDAÇÃO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, EXERCICIO, FUNÇÃO FISCALIZADORA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alberto Silva, quero fazer um agradecimento especial ao Jô Soares, pois tive a honra de ser convidado para ser entrevistado na noite de segunda-feira última, e registro aqui a carta que estou lhe enviando:

“Querido Jô Soares, quero uma vez mais cumprimentá-lo por seu programa. Em que pese ter sido tão tarde, depois de meia-noite e meia, a entrevista obteve uma repercussão muito positiva, pois tenho recebido mensagens de vários lugares do Brasil, como as anexas, de estímulo pelo meu trabalho no Senado Federal. Foi muito feliz o encontro com o Professor Rubens Alves, que, entrevistado logo depois de mim, contou histórias muito interessantes sobre a importância de estarmos lutando por nossos ideais, mantendo sempre a esperança de que conseguiremos superar os obstáculos.

Muito obrigado por seu carinho para comigo e para com o João [meu filho João cantou um pouco depois]. Sua maneira de perguntar e de dialogar proporcionou-me uma excelente oportunidade para expor o meu pensamento, fazer recomendações ao Presidente Lula e explicar as vantagens da renda básica de cidadania. Você faz bem ao Brasil. Um abraço amigo, Senador Eduardo.”

Requeiro, Sr. Presidente, que sejam anexadas cerca de 30 mensagens e e-mails que me mandaram de todos os lugares do Brasil.

Sr. Presidente, quero ainda dizer uma breve palavra sobre algumas observações que foram ditas hoje à tarde por diversos dos que fazem oposição ao PT, inclusive o Senador Mão Santa, como se estivéssemos vivendo uma situação como nunca houve antes no Brasil, de problemas, irregularidades e atos de corrupção.

Em verdade, Sr. Presidente, o que estamos vivendo é um momento de intensa transparência, de disposição do Congresso Nacional para apurar os fatos. Precisamos saudar o fato de o Congresso Nacional funcionar plenamente.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Eduardo Suplicy, concede-me V. Exª um aparte?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Com muita honra, Senador Sibá Machado.

O SR. PRESIDENTE (Alberto Silva) - Pedimos para não conceder apartes para dar oportunidade aos outros.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Está bem.

Nós, Senadores e Deputados, que temos a função de representar o povo, legislar e fiscalizar, estamos votando as leis que precisamos, as emendas à Constituição, as autoridades designadas pelo Executivo, mas estamos também cumprindo o dever de fiscalizar os atos do Poder Executivo, ou de quaisquer problemas. Está na Constituição Federal formar CPI sobre fato determinado e complexo que precisa ser averiguado.

Se houve problema nos Correios, se houve o problema do “mensalão”, ou o que seja, que atinge todo o Parlamento, é nosso dever apurar e pesquisar. Aliás, estamos vendo na CPMI dos Correios que há problemas que acontecem há muitos anos, bem antes da administração do Presidente Lula. Portanto, querer identificar a problemática de hoje como uma coisa apenas deste Governo...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. PRESIDENTE (Alberto Silva. PMDB - PI) - Conclua, Senador Eduardo Suplicy.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ...não é, meu querido Senador Mão Santa, tão justo.

O SR. PRESIDENTE (Alberto Silva. PMDB - PI) - Conclua, Senador Eduardo Suplicy.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Vou concluir, Sr. Presidente.

Volto ao Jô Soares e ao Prof. Rubem Alves, que me disse, como se eu estivesse tomado por uma circunstância tão energética ali, mas foi diante da interação com esse extraordinário jornalista, ator, artista, um personagem fantástico que, reitero, Sr. Presidente, Senador Alberto Silva, faz tão bem a todos nós, brasileiros. Com o seu Programa Jô Soares, todo dia, ele melhora o Brasil e todos nós, brasileiros.

Requeiro, portanto, seja transcrita a correspondência a mim enviada.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno)

********************************************************************************

            Matérias referidas:

            “Correspondências eletrônicas recebidas pelo Senador Eduardo Suplicy”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2005 - Página 23995