Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Reitera a defesa da honra do Sr. Ministro Patrus Ananias, reafirmando a necessidade da imprensa não fazer acusações levianas. Esclarece que não é o Partido dos Trabalhadores que esta impedindo a CPI do Mensalão.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Reitera a defesa da honra do Sr. Ministro Patrus Ananias, reafirmando a necessidade da imprensa não fazer acusações levianas. Esclarece que não é o Partido dos Trabalhadores que esta impedindo a CPI do Mensalão.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2005 - Página 21476
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • REITERAÇÃO, DEFESA, HONRA, ETICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME.
  • DEFESA, NECESSIDADE, RESPONSABILIDADE, IMPRENSA, IMPEDIMENTO, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, PESSOAS, ESPECIFICAÇÃO, CONGRESSISTA, POLITICO.
  • ESCLARECIMENTOS, ISENÇÃO, RESPONSABILIDADE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPEDIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, DEPUTADO FEDERAL.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Para explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

Falo com toda a tranqüilidade e de cabeça erguida, até porque tenho confiança - e sei que a grande maioria do povo brasileiro também a tem - no Presidente Lula. Isso não significa dizer que não existam erros e pessoas que não tenham errado. Não quero prejulgar, mas jamais inocentar previamente quem tenha cometido erros. Por isso estamos exigindo a apuração de todos os fatos.

O que fiz foi um pronunciamento, Senador, exatamente para defender a honra de um homem como o Ministro Patrus Ananias. Senador Hélio Costa, V. Exª conhece a honestidade e a honra de S. Exª.

Não venham generalizar e jogar lama em todos, achando que o povo brasileiro não percebe. Se for feita uma investigação mais profunda da vida dos que jogam lama em todos, de alguns políticos, em nosso País, que estão no poder há décadas e décadas, o povo brasileiro verá, sim, muita lama.

Não quero ser injusta, Sr. Presidente, mas sempre vou sair em defesa, quando houver uma acusação absolutamente leviana como essa. Não concordamos com qualquer tipo de preferência, seja de A, de B ou de C, em termos de agência, mas não venham acusar, de forma injusta, absolutamente leviana, não-profissional ou muito pouco profissional, como têm feito alguns setores da imprensa, que sequer ouvem as pessoas. A revista Veja agiu dessa forma em relação a dois políticos do meu Estado. Ouviu o Deputado Airton Faleiro e não colocou uma única linha do que S. Exª falou. Colocou o nome desses Parlamentares na lama, dizendo que S. Exªs davam a senha para o desmatamento, quando são pessoas que passaram sua vida inteira contra o desmatamento, a favor das reservas extrativistas e do desenvolvimento sustentável.

A imprensa séria tem um papel importantíssimo no País, mas aqueles profissionais levianos e inconseqüentes têm tanta culpa quanto aqueles que também mexem no dinheiro público e o usam para benefício próprio.

Infelizmente, não estão deixando fazer a CPI da Compra de Votos na Câmara dos Deputados. E não é o PT que não está querendo que ela seja feita. Por que não querem fazer a CPI da Compra de Votos na Câmara, lá, onde Deputados estão sendo acusados?

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Portanto, quem está impedindo a instalação da CPI da Compra de Votos, do Mensalão e de tantas outras compras de voto de que temos informação neste País não é o Partido dos Trabalhadores.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2005 - Página 21476