Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a produtividade dos trabalhos realizados pelo Senado no primeiro semestre. Disposição do ex-ministro da Casa Civil, Deputado José Dirceu, em depor na CPI dos Bingos. Balanço positivo do andamento dos temas relativos ao desenvolvimento econômico e social da Paraíba. (como Líder)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Satisfação com a produtividade dos trabalhos realizados pelo Senado no primeiro semestre. Disposição do ex-ministro da Casa Civil, Deputado José Dirceu, em depor na CPI dos Bingos. Balanço positivo do andamento dos temas relativos ao desenvolvimento econômico e social da Paraíba. (como Líder)
Aparteantes
José Jorge.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2005 - Página 24185
Assunto
Outros > SENADO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, PRODUTIVIDADE, TRABALHO, SENADO, LEGISLATURA.
  • COMENTARIO, DISPOSIÇÃO, JOSE DIRCEU, EX MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, APURAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • EXPECTATIVA, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, EXECUÇÃO, DIVERSIDADE, PROJETO, FAVORECIMENTO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESTADO DA PARAIBA (PB), REGIÃO NORDESTE, TRANSPOSIÇÃO, AGUA, RIO SÃO FRANCISCO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, TURISMO, PROSPECÇÃO, PETROLEO, PLANTIO, MAMONA.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, nobre Presidente.

Sr. Presidente, estamos praticamente no fim deste semestre, e o Senado votou todas as matérias que tinha em pauta. Isso nos dá uma satisfação muito grande, porque, apesar de toda a turbulência, apesar de toda a confusão que reina no País, num momento de extremo denuncismo, de muitas CPIs na Casa, o Senado cumpre à risca as suas atribuições, não deixando absolutamente nada por votar.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há muitas CPIs em curso na Casa: a CPI da Imigração, a CPI da Terra, a CPI dos Bingos, a CPI dos Correios, e vai ser implantada, terça-feira próxima, uma nova CPI, que é a do Mensalão. Como Líder do PMDB, fizemos a indicação dos nomes dos Senadores que vão participar da referida comissão representando a nossa sigla.

Eu queria fazer um comentário sobre essas CPIs, Sr. Presidente. Desde que surgiu o caso do mensalão, desde que o Roberto Jefferson puxou essa cortina e mostrou todo esse quadro tenebroso, já houve mais de vinte demissões. Quase 29 pessoas já caíram. E, ontem, caiu o Sr. Mauro, Diretor-Geral da Abin, depois de um incidente que uniu toda a CPI e que mostrou a atitude firme do nosso Presidente Renan Calheiros.

Hoje, li nos jornais que, em relação à CPI dos Bingos, o Deputado José Dirceu havia pedido para não ser chamado. Isso não é verdade. O Deputado José Dirceu pediu um encontro com o Senador Garibaldi e, pelo contrário, o que ele pediu foi que se fizesse justiça e que na CPI dos Bingos se buscasse toda a racionalidade seqüencial, como tem sido feito na CPI dos Correios.

Eu não poderia deixar de dar este testemunho, porque alguns jornais deturparam as solicitações do Deputado e fizeram exatamente a colocação de que ele havia pedido para não ser convocado. Pelo contrário. No encontro com o Senador Garibaldi...

O Sr. José Jorge (PFL - PE) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - Em seguida.

No encontro com o Senador Garibaldi, ele disse que estava à disposição para comparecer tantas vezes quantas fossem preciso, mas pedia que houvesse uma racionalidade seqüencial, como ocorreu na CPI dos Correios.

V. Exª tem um aparte. Só peço que seja curtinho, porque V. Exª só me deu cinco minutos, quando tenho direito a sete.

O Sr. José Jorge (PFL - PE) - Não fui eu.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - É o Regimento. Tudo bem!

O Sr. José Jorge (PFL - PE) - Na realidade, é somente para perguntar: o que o Senador Garibaldi falou efetivamente? Pelo que li no jornal, foi o Senador Garibaldi que se encontrou com ele e que disse que ele havia pedido para não depor.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - Não, isso foi uma distorção do que o Senador Garibaldi disse. O que o Senador Garibaldi disse é que ele não estaria de maneira nenhuma se furtando a ir, mas que pedia exatamente a racionalidade.

O encontro ocorreu em meu gabinete, nobre Senador, e por isso estou em condições de dizer isso.

A LDO, Sr. Presidente, não pôde ser votada ontem, e o Senador Mestrinho, no uso das suas atribuições, convocou a reunião da Comissão Mista de Orçamento apenas para o dia 02 de agosto. Isso significa que não teremos um recesso formal. Com toda a certeza, não haverá Ordem do Dia, porque votamos praticamente tudo que existia de importante e porque a pauta está fechada com quatro medidas provisórias. Ontem, todos estavam presentes quando a Câmara iniciou uma sessão e obstruiu os trabalhos da Comissão. O Senador Gilberto Mestrinho teve as suas razões, porque essa já é a sexta ou sétima vez que se tenta votar e que há obstrução de uma forma ou de outra.

Ao encerrar, Sr. Presidente, eu queria falar da minha luta por alguns temas que são importantes para o meu Estado. Por exemplo, estamos brigando para que haja a transposição e ficamos felizes em ouvir do Ministro Ciro que por volta de setembro assinará a ordem de serviço para a transposição de 2% das águas do rio São Francisco.

Sr. Presidente, em relação à BR-101, essa é uma estrada que vai ligar Pernambuco, Bahia, desde o Sul até o Norte. Trata-se de uma estrada duplicada, de alto nível, que vai ser muito útil para os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e para todo o País. Será uma estrada turística, mas que dará também impulso novo ao comércio e ao transporte de uma forma geral, com muita segurança.

Em relação à prospecção de petróleo, estou feliz porque conseguimos a verba que faltava para realizá-la na costa da Paraíba. Provavelmente, Paraíba e Pernambuco estarão no próximo lote de licitação, no ano que vem. Isso vai ser uma coisa espetacular. Lembrem só o caso do Espírito Santo: ainda nem se começou a explorar oficialmente o petróleo, mas já se investiram R$6 bilhões no Estado.

Em relação ao biodiesel, eu queria pedir ao Governo Federal que fizesse todo o apoiamento, porque agora e nos próximos meses...

(Interrupção do som.)

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - ... será plantada mamona em todo o Estado. Isso vai ser uma inserção muito importante na economia, principalmente para as classes pobres.

Em relação às universidades paraibanas, temos três universidades oficiais e estamos pedindo outras para as regiões do Cariri e do alto sertão. Na terça-feira, toda a Bancada, acompanhando o Governador, deverá solicitar ao Ministro da Educação que aumente o quantitativo de professores, de forma que esses campi possam ser implantados na Paraíba, porque a única forma que temos, realmente, de fazer uma transformação no nosso Estado é mudar a mentalidade e a qualificação dos nossos cidadãos.

Era esse o balanço que eu queria fazer.

Estou muito feliz por ver o Senado com seu trabalho semestral inteiramente concluído, o que nos permite toda essa folga de, por alguns dias, discursarmos...

(Interrupção do som.)

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB) - ... sem votarmos matérias.

Saúdo o Presidente pela complacência que teve para comigo. Muito obrigado.

Eram essas as palavras que eu queria dizer da tribuna.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2005 - Página 24185