Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo intitulado "Fusão das CPIs", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 12 de julho do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo intitulado "Fusão das CPIs", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 12 de julho do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2005 - Página 24556
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEFESA, UNIFICAÇÃO, DIVERSIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o amplo volume de denúncias de supostos esquemas de corrupção envolvendo políticos, licitações e relações entre estatais e empresas privadas vem formando a justificativa necessária para a tese de anexação da CPI Mista do Mensalão, já criada e ainda não instalada, à CPI Mista dos Correios.

            Os documentos que estão sendo analisados pelos integrantes da CPI dos Correios mostram, por exemplo, que o Sr. Marcos Valério seria uma espécie de "laranja", com ligações em órgãos de Governo e Partidos políticos. Com isso, o “esquema” pode ter conexões tanto nas irregularidades em licitações de estatais quanto no chamado “mensalão”.

A unificação dessas CPIs, além de ser uma questão de bom-senso, poderia contribuir sobremaneira para a racionalização dos trabalhos de investigação.

Portanto, Sr. Presidente, é nesse contexto que solicito que o artigo intitulado “Fusão das CPIs”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo do dia 12 de julho do corrente, passe a integrar este pronunciamento e, assim, conste dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Fusão das CPIs”.

 

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,: ocupo a tribuna neste momento para comentar o artigo intitulado “O sonho acabou”, de autoria da jornalista Eliane Cantanhêde, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em sua edição de 5 de julho de 2005.

            Como a autora recorda, ao tomar posse, Lula admitiu que a derrota de seu governo seria a derrota das esquerdas. E agora? O que dizer diante de todas essas denúncias contra o seu governo e principalmente contra o Partido que era o símbolo da esquerda. O grande problema é que a expectativa em relação ao governo do Presidente Lula e do PT era enorme, gerando assim, uma frustração maior ainda. A esquerda era considerada pura, honesta e do bem e a direita tudo ao contrário; agora todos são do mal, com apenas uma diferença: a direita é mais competente.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“O sonho acabou”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2005 - Página 24556