Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização do XVII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • Registro da realização do XVII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo.
Publicação
Publicação no DSF de 21/07/2005 - Página 24948
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, MOVIMENTAÇÃO, IGREJA CATOLICA, REALIZAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ENCONTRO, CONJUGE, CRISTÃO, ELOGIO, DEBATE, VALOR, FAMILIA, LEITURA, DOCUMENTO, TRECHO, MENSAGEM (MSG), PRESIDENTE, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não irei me reportar à crise que estamos vivendo. Entendo que todos têm todas as razões para falar dela, inclusive, já me manifestei nas vezes em que julguei adequado. Estamos no meio, de fato, dessa grande catarse aristotélica e entendo que, do jeito que as coisas estão, não saberemos qual será o limite.

Entretanto, quero me reportar, numa justa homenagem, a um dos mais belos movimentos e atividades da vida brasileira, do cotidiano brasileiro: nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Estado do Acre, em plena Amazônia Ocidental, teve lugar o XVII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo, um movimento legítimo e belíssimo da Igreja Católica, que, com o tema “Relações Familiares: Manjedoura da Santíssima Trindade na Vivência da Paz e da Solidariedade”, enfocou as relações familiares.

Esse encontro foi dirigido por D. Joaquín Pertiñez Fernandes, Bispo da Diocese de Rio Branco, Acre; D. Lino Dinis, Bispo da Diocese de Itumbiara, Goiás, que é o Assistente Eclesiástico Nacional do ECC; D. Moacyr Grechi, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho, Rondônia, que abrilhantou o evento com palestra marcante e notável; D. Moser, Bispo Diocesano do Vale do Juruá, de Cruzeiro do Sul. Enfim, foram onze bispos visitando o Estado do Acre, pela primeira vez em toda a história, e mais de 110 padres acompanhando as famílias representadas pelos casais de todos os Estados do Brasil.

O encontro contou com a participação de pelo menos três mil pessoas, numa atividade de reflexão sobre o cotidiano da família brasileira, com propósitos muito bem definidos. O congresso teve como objetivo geral:

“Fortalecer, através do Encontro de Casais com Cristo, a identidade da família cristã, como experiência de paz, como partilha de Deus na comunidade eclesial, e construtora, numa sociedade pluralista, de um mundo verdadeiramente solidário”.

Os objetivos específicos:

- redescobrir o modelo e a utopia das relações da família na Trindade;

- refletir as características e perspectivas das novas formas de constituição familiar, analisando suas causas e conseqüências nas relações da Família Cristã, reafirmando a importância de sua missão na renovação da Sociedade;

- destacar as características e perspectivas das relações da família na Comunidade Eclesial, apresentando pistas de ação que favoreçam o engajamento pastoral;

- sensibilizar os casais cristãos para, diante dos desafios dos novos modelos de relações familiares, atuarem como agentes de transformação na constituição de uma sociedade de justiça, paz e solidariedade;

- refletir o espírito e a espiritualidade do serviço ECC, serviço à Igreja, na promoção da paz e da solidariedade;

- favorecer o engajamento pastoral dos casais que vivenciam aquele tipo de atividade;

- apresentar experiências bem-sucedidas tendo em vista melhor desempenho na missão dos dirigentes do Encontro de Casais, bem como o aprofundamento e o fortalecimento da vivência da fé cristã;

- refletir sobre os objetivos pastorais do ECC através da troca de experiência dos seus dirigentes nas diversas realidades do Brasil;

- proporcionar, através de momentos litúrgicos, uma experiência de fé com a Santíssima Trindade, como modelo das relações familiares na busca da paz e da solidariedade.

Enfim, foi um dos mais belos encontros do cotidiano da vida brasileira, com casais do Brasil inteiro refletindo e no qual se teve como fator determinante a doação, o exercício da simplicidade, do voluntarismo, da solidariedade, do afeto nas relações entre as pessoas. Acho que, se o Brasil pudesse viver aquela experiência em todas as suas atividades cotidianas, teríamos um País vivendo momentos bons, momentos de troca, de bons sentimentos, de troca de virtudes, de troca de boas experiências e não um País que, muitas vezes, substitui as virtudes, a solidariedade, o afeto e a capacidade de espiritualidade pela hostilidade, pelo denuncismo apenas.

Acho que é digna de registro no Congresso Nacional a mensagem de Dom Geraldo Majella Agnelo, Presidente da CNBB do Brasil. Disse o seguinte Dom Geraldo antes do encontro:

Saúdo, em nome dos Bispos do Brasil, os participantes do XVII Congresso Nacional de Casais com Cristo, que se realiza na Arquidiocese de Rio Branco, Acre.

Que Deus abençoe e inspire os melhores propósitos para ir ao encontro dos grandes desafios à evangelização da família no mundo de hoje. Que a Mãe de Deus esteja presente ativamente como esteve nas Bodas de Canaã, a lhes dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Vale a pena recordar o ensinamento do pranteado Papa João Paulo II, em 4 de outubro de 1997 no Rio de Janeiro: “A família é patrimônio da humanidade, porque é mediante a família que, conforme o desígnio de Deus, se deve prolongar a presença do homem sobre a terra. Nas famílias cristãs, fundadas no sacramento do matrimônio, a fé nos vislumbra maravilhosamente o rosto de Cristo, esplendor da verdade, que enche de luz e de alegria os lares que inspiram a sua vida no Evangelho.”

Mais ainda, vem Dom Moacyr Grechi, um dos nomes mais extraordinários da inteligência religiosa brasileira, do catolicismo brasileiro, e faz mais uma abordagem marcante a todos os casais. O tema que ele desenvolve diz respeito às relações da família nas novas expressões do mundo de hoje, suas características, seus desafios e suas perspectivas. E discorre, com absoluto brilhantismo, sobre os componentes dos desafios da família cristã no quotidiano da sociedade brasileira.

Pude testemunhar, no exercício de colaborador voluntário, no exercício de doação e de simplicidade de todos que estavam ali, daqueles milhares que estavam ali, a importância do encontro. Foi um encontro que trouxe doutrinas consagradas da Igreja, Senador Edison Lobão, como homossexualismo, separação, divórcio e outros tipos de enfoques já definidos dentro da doutrina da Igreja, para que os casais que participavam do encontro pudessem refletir e emitir a sua opinião, tentando traduzir o desafio de que a Igreja somos nós: aqueles que a vivenciam, aqueles que participam do seu quotidiano.

Esse foi um avanço extraordinário e marcante dentro das relações entre os cristãos e as suas atividades pastorais.

O casal YIêdo e Dione deixaram um mensagem marcante, dizendo que a família deve aventurar-se em águas mais profundas, refletir com mais liberdade os desafios do que é a relação entre pais e filhos hoje, que não é mais apenas uma relação do mando, do exercício da autoridade, do exercício da hierarquia, mas uma relação em que se apresentam as virtudes, o esclarecimento, as manifestações de conteúdo, muito mais convincentes e agregadoras.

Acredito que foi um momento consagrado e belo, em que milhares de pessoas participaram e transferiram responsabilidades, para que, daqui a dois anos, haja o próximo encontro nacional de casais da Igreja Católica no Estado do Rio Grande do Norte, em Natal. No ano que vem, além dos encontros regionais, será realizado o encontro mundial de casais que estão vinculados ao dia-a-dia das atividades pastorais da Igreja Católica.

Foi um momento belíssimo, de justo reconhecimento e homenagem aos 11 bispos que participaram e testemunharam aquela etapa de doação, simplicidade e religiosidade, ao lado de 110 padres, que, junto com as famílias brasileiras, visitaram o Estado do Acre e a Amazônia brasileira.

Antes de concluir, concedo o aparte ao nobre Senador Edison Lobão, que nos antecedeu, expondo um dos maiores desafios da inteligência do Estado brasileiro, que é a consolidação da rodovia que pode permitir a integração nacional de todas as forças produtivas brasileiras.

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Senador Tião Viana, fala V. Exª sobre esta que considero a mais importante instituição da humanidade, que é o casamento, a família, e refere-se ao primeiro dos milagres de Jesus, feito no casamento em Canaã. A partir dali, Jesus Cristo praticou muitos outros milagres. E Ele, certa vez, chegando a Jerusalém, foi praticamente escorraçado da sua terra e pronunciou esta frase admirável: “O profeta produz milagres e é homenageado por toda a parte, exceto em sua própria terra, em sua própria casa”. Cumprimento V. Exª por trazer um assunto tão importante, sobretudo neste momento de tanta convulsão política, neste momento tempestuoso, quando traz V. Exª a palavra de Cristo e menciona o retiro a que também se submeteu. Cumprimentos!

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Agradeço a V. Exª e agradeço à Mesa a oportunidade do tempo para fazer o registro.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TIÃO VIANA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“XVII Congresso Nacional do ECC”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/07/2005 - Página 24948