Discurso durante a 116ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre a vida pública do Ministro Márcio Fortes.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXECUTIVO. HOMENAGEM.:
  • Considerações sobre a vida pública do Ministro Márcio Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 22/07/2005 - Página 25066
Assunto
Outros > EXECUTIVO. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, SAIDA, OLIVIO DUTRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS CIDADES, NOMEAÇÃO, SECRETARIO EXECUTIVO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC).
  • ELOGIO, VIDA PUBLICA, HONRA, MARCIO FORTES, SECRETARIO EXECUTIVO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC).
  • CRITICA, DENUNCIA, IMPRENSA, TENTATIVA, PREJUIZO, NOMEAÇÃO, SECRETARIO EXECUTIVO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS CIDADES.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, muito obrigado pela oportunidade, Srªs e Srs. Senadores, o que me fez tomar a iniciativa de pedir aqui esta oportunidade para uma comunicação de urgência é o que está acontecendo no Brasil.

Falou-se tanto aqui na prisão do Ministro Lucena que todos nós conhecemos. Sr. Presidente, nessas ultimas quarenta e oito horas, divulgou-se no Brasil o assunto do Ministério das Cidades. O Senhor Presidente Lula, de forma titubeante, pediu que saísse daquele Ministério o seu companheiro Ministro Olívio Dutra. Sua Excelência escolheu, por acordo com o PP, do Presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, para substituir o Ministro Olívio o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Dr. Márcio Fortes. Conhecemos o Dr. Márcio Fortes por ser um grande diplomata que honra a diplomacia brasileira e por ter sido grande companheiro do Ministro Pratini de Moraes, que retomou a política agrícola do País e abriu espaço para os produtos brasileiros no exterior. O Ministro Pratini de Moraes foi bem-sucedido exatamente pela presença do Dr. Márcio Fortes.

Mudou-se o Governo da República, mudou-se de partido, foi escolhido Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior o Sr. Luiz Fernando Furlan. E quem o Ministro foi buscar para ajudá-lo nesse trabalho? O Ministro e Embaixador Márcio Fortes, exatamente pelo trabalho e pela eficiência desse homem público brasileiro. Mas foi só sair a informação de que seria o escolhido pelo PP e o seu nome ser apresentado ao Presidente Lula que começou a aparecer uma onda de denúncias contra o Ministro Márcio Fortes, como o fato de, supostamente, haver processos contra ele e que, por isso, não seria uma indicação aconselhável para o Ministério das Cidades.

Se houve alguma denúncia no passado, o próprio Secretário-Geral Márcio Fortes fez com que esses processos fossem todos investigados. Já transitaram em julgado e nada consta contra o Dr. Márcio Fortes, contra a sua honra pessoal e a sua administração.

Por isso, Sr. Presidente, eu não estou aqui em apoio à nomeação dele para Ministro. Isso depende do Governo Lula. Mas estou aqui em defesa -o que faço por justiça e com inteiro conhecimento de causa - da presença desse homem na vida pública brasileira, de forma leal, legal e altamente convincente.

Sr. Presidente, agradeço os cinco minutos que me foram concedidos...

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Jonas Pinheiro o seu tempo foi prorrogado por mais dois minutos, por isso, fique à vontade.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT) - Então, Sr. Presidente, continuarei falando da importância que o atual Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior tem para o Brasil. Oxalá tivéssemos esse homem como Ministro das Cidades. Quem ganharia com isso seriam as cidades brasileiras e seus cidadãos, o povo brasileiro.

Portanto, a minha homenagem à vida e à honra do nosso querido Dr. Márcio Fortes, que, como disse, prestou serviços em todas as posições que já ocupou e dignifica todas elas.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/07/2005 - Página 25066