Discurso durante a 119ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Regozijo pela conclusão de mais uma etapa das obras de ampliação do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Alberto Freire, em Recife.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Regozijo pela conclusão de mais uma etapa das obras de ampliação do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Alberto Freire, em Recife.
Aparteantes
Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 27/07/2005 - Página 25677
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, OBRA PUBLICA, AMPLIAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, UNIÃO FEDERAL.
  • REGISTRO, INVESTIMENTO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MELHORIA, INFRAESTRUTURA, SISTEMA VIARIO, CAPITAL DE ESTADO, CONSTRUÇÃO, VIADUTO, PRAÇA PUBLICA, AMPLIAÇÃO, ILUMINAÇÃO PUBLICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DE PERNAMBUCO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), AUTORIA, SECRETARIO DE ESTADO, INFRAESTRUTURA, IMPORTANCIA, OBRA PUBLICA, AEROPORTO INTERNACIONAL, DISCURSO, GOVERNADOR, SOLENIDADE, INAUGURAÇÃO, AEROPORTO.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, tenho me preocupado muito com as questões relacionadas com a infra-estrutura física do Nordeste, particularmente com relação ao meu Estado, Pernambuco, que tenho a honra de representar nesta Casa ao lado dos Senadores José Jorge e Sérgio Guerra.

Retorno a esta tribuna para registrar um fato de alto significado para Pernambuco e, de modo particular, para a sua região metropolitana, com reflexos em toda a região nordestina. Trata-se da conclusão de mais uma etapa das obras de ampliação do Aeroporto Internacional do Recife, agora denominado Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freire. Obra assumida em sua segunda etapa pelo Governo do Estado, por meio de providência do Governador Jarbas Vasconcelos, ainda que administrativamente a parte viária coubesse à Prefeitura da Cidade do Recife.

Posso dizer que tive a ventura, Sr. Presidente, de, como Governador, fazer a primeira grande ampliação do Aeroporto dos Guararapes, nos idos de 1980, 1981. E, agora, vejo a sua terceira ampliação, cujo início se deu em 1999, ao tempo em que eu exercia a Vice-Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na sexta-feira última, 22 de julho, tive a oportunidade de acompanhar o Governador Jarbas Vasconcelos nos atos de inauguração das obras de melhoria do acesso viário. Essas obras compreendem basicamente a construção de dois viadutos, de 221 e 198 metros; a implantação de um novo sistema de iluminação pública, com 77 postes de concreto, 161 luminárias de alto rendimento e cabeamento totalmente embutido; trabalhos de urbanização com a construção de duas praças, envolvendo 10.000 m² de área plantada e vias complementares; criação de condições para a revitalização de uma área urbana nobre, que, infelizmente, estava-se degradando; e a criação de mais bem-estar para a população e a intensificação do turismo e de atividades afins.

Como sabemos, o turismo se beneficia muito com obras que são realizadas sobretudo na melhoria do transporte aéreo.

Foram investidos nas obras a que me refiro do acesso rodoviário ao Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freire cerca de R$30 milhões e gerados em suas obras duas centenas de empregos diretos e 600 empregos indiretos durante os quinze meses de trabalho. Como resultado criaram-se condições para um fluxo de 60 mil veículos/dia nos dois sentidos.

Essa faina toda foi realizada tendo em vista a ampliação, ainda não totalmente concluída, do Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freire, numa parceria com o Governo do Estado com a União, através, em primeiro lugar, obviamente, da Infraero; em segundo lugar, da Embratur; e, finalmente, a consignação de recursos por parte da administração direta, por decisão pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso, atendendo a uma solicitação minha, para que a obra pudesse ser viabilizada, por se tratar de uma velha aspiração da comunidade pernambucana.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Senador Marco Maciel, V. Exª me permite um aparte?

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Ouço, com prazer, o nobre Senador Romeu Tuma.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Não sei se o tempo de V. Exª acabou, porque não marcaram o tempo. Todavia, quero fazer um pequeno protesto, preliminarmente, não contra V. Exª, mas contra os horários de vôo, que estão um sufoco. Atrasam-se duas, três horas, na maior desconsideração aos clientes das empresas transportadoras, e responsabilizam o DAC, dizendo que ele não está conseguindo controlar bem os vôos. Não vou entrar nesse mérito, mas, durante um vôo da TAM, no qual eu vinha, fizeram a exibição da conclusão do aeroporto, que está uma beleza. Eu estive lá recentemente com V. Exª...

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - É verdade!

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - (...) e vi a importância do desenvolvimento do turismo no Nordeste. Hoje, chegam ao Brasil dezenas de vôos charters provenientes da Europa - da Itália, da Alemanha, da França -, o que tem trazido um grande benefício para os Estados do Nordeste. V. Exª aborda, com muita simpatia, com muita correção e honestidade, esse triunvirato para a conclusão do aeroporto, cujas obras estavam paralisadas se não me engano. Durante um período, a obra ficou paralisada. Quase todo o Nordeste foi atendido no que diz respeito à infra-estrutura de aeroportos, e o de Pernambuco, pelo que vi, inclusive na exibição de ontem, é uma maravilha. Portanto, V. Exª e o governador estão de parabéns, e espero participar do futuro turístico de Pernambuco, que é uma beleza.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - Muito obrigado a V. Exª. Quero agradecer o aparte com que honrou o meu discurso e afirmar que, de fato, o Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freire se converteu talvez no mais moderno aeroporto do Brasil e, segundo depoimentos de arquitetos, talvez no mais bonito também, o que significa aumento da auto-estima dos nordestinos e, de modo especial, dos pernambucanos.

Eu gostaria de destacar, entre as obras mais importantes realizadas no aeroporto, o prolongamento da pista de pouso para a extensão de 3.300 metros, talvez a maior do Nordeste. Poucos aeroportos têm pista com essa extensão; a ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves de 14 para 26 posições, facilitando, portanto, o fluxo de embarque e de desembarque de passageiros e de carga aérea, pois hoje, o problema da carga aérea cresceu muito no mundo e, por que não dizer, no Brasil, o que contribui para também, muitas vezes, ampliar o movimento do aeroporto e, conseqüentemente, reduzir a sua capacidade operacional; construção de um edifício garagem com mais de duas mil vagas; modernização da infra-estrutura tecnológica do aeroporto; reforma do terminal de passageiros, agora com capacidade para embarque ou desembarque de cinco milhões de passageiros por ano.

Nessa parceria, Sr. Presidente, como tive ocasião de dizer, coube ao Governo do Estado a responsabilidade sobre a revisão do sistema viário local, compromisso que acaba de ser cumprido. Durante a solenidade, o Governador Jarbas Vasconcelos assinou o ato transferindo as obras viárias para a Prefeitura do Recife.

É bom ressaltar que, com isso, a Prefeitura do Recife se viu enriquecida de um patrimônio de grande valia, mostrando o quanto é importante ações dessa natureza, como a praticada pelo Governador Jarbas Vasconcelos, e o quanto é significativa em relação a uma boa integração administrativa entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Srªs e Srs. Senadores, ao fazer este breve registro, correspondente a um grande trabalho e ao atendimento da espera da população do Recife, dos usuários do Aeroporto dos Guararapes, julgo do meu dever destacar a atuação do Governo de Pernambuco.

Obviamente, já fiz referência ao trabalho do Governador Jarbas Vasconcelos, mas eu gostaria de destacar também a colaboração sempre presente do Vice-Governador Mendonça Filho, companheiro na administração do Governo do Estado de Pernambuco. E distinguir, entre os que participaram ativamente desse esforço, o nome do Dr. Fernando Dueire, que teve sua atuação reconhecida pelo próprio Governador no discurso proferido durante a inauguração desses empreendimentos de melhoria do acesso viário ao Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freire.

Não podemos deixar de também reconhecer o trabalho das sucessivas administrações da Infraero, da Embratur e do II Comar, que se desenvolveram sobretudo a partir de 1999, assim criando condições para que o povo de Pernambuco, e por que não dizer do Nordeste, pudesse contar com esse aeroporto, que vai contribuir para levar o turismo, melhorar o crescimento econômico e a integração do Nordeste com o restante do País e com o exterior, já que, com essa ampliação, abriu-se espaço para vôos internacionais, inclusive vôos charteres, dirigidos praticamente para praias do litoral nordestino, gerando assim condições para mais empregos e maior renda para o povo do Nordeste.

Às solenidades das inaugurações que me referi estiveram presentes autoridades e lideranças populares, empresariais e políticas, além dos já antes citados, o Prefeito João Paulo, do Recife, Deputado Federal Inocêncio Oliveira, Doutor Carlos Wilson, Presidente da Infraero, Deputado Romário Dias, Presidente da Assembléia Legislativa, Secretária Lúcia Pontes, do Gabinete Civil do Governo do Estado, Secretária Terezinha Nunes, do Desenvolvimento Urbano, Secretário Cláudio Marinho, da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Secretário Raul Henry, do Planejamento, e Doutor Dorany Sampaio, Assessor Especial do Governador.

Antes de concluir, Sr. Presidente, eu gostaria de pedir a V. Exª que deferisse solicitação, que ora faço, no sentido de que fossem juntados ao meu discurso as palavras proferidas naquela ocasião pelo Governador Jarbas Vasconcelos e o texto do artigo do Secretário de Infra-Estrutura, Dr. Fernando Dueire, publicado no Diário de Pernambuco no dia 22 de julho, posto que considero que são falas que muito contribuem para demonstrar a importância da obra inaugurada no Recife. 

Muito obrigado a V. Exª.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MARCO MACIEL EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************* 

Matérias referidas:

“Discurso do Governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos.”

“Artigo do Secretário de Infra-Estrutura de Pernambuco, Dr. Fernando Dueire.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/07/2005 - Página 25677