Discurso durante a 120ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Justificativas a requerimento de convocação do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Celso Amorim.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Justificativas a requerimento de convocação do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Celso Amorim.
Publicação
Publicação no DSF de 28/07/2005 - Página 25774
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, FERNANDO GABEIRA, DEPUTADO FEDERAL, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SOLICITAÇÃO, CONVOCAÇÃO, CELSO AMORIM, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), ESCLARECIMENTOS, PROVIDENCIA, GOVERNO BRASILEIRO, AUTORIDADE, REINO UNIDO, SOLUÇÃO, HOMICIDIO, CIDADÃO, NACIONALIDADE BRASILEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA, MEDIDA DE SEGURANÇA, DEFESA, BRASILEIROS, EXTERIOR, NEGOCIAÇÃO, OBTENÇÃO, LIBERDADE, ENGENHEIRO, VITIMA, SEQUESTRO, IRAQUE.
  • RENOVAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ENGENHEIRO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer o registro do requerimento que estou encaminhando, juntamente com o Deputado Fernando Gabeira, à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, nos termos do Regimentos Internos das duas Casas, para que o Ministro Celso Amorim, em reunião conjunta das Comissões, preste esclarecimentos sobre as providências que o Governo está implementando junto ao Reino Unido, visando a solucionar o episódio relativo à morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, e sobre as medidas que o Ministério das Relações Exteriores vem adotando em defesa dos brasileiros residentes ou em trânsito no exterior; também para que, na mesma oportunidade, S. Exª explique o estágio atual das negociações para a libertação do engenheiro brasileiro José Carlos de Vasconcelos Júnior, seqüestrado no Iraque.

A família do engenheiro tem procurado o Presidente Lula para que Sua Excelência próprio se empenhe em obter informações sobre se está vivo, se está de fato sob controle dos rebeldes no Iraque.

Pela experiência, pelos fatos que têm ocorrido nos últimos anos, quando Chefes de Estado - como o Presidente Chirac, da França, o Presidente Berlusconi, da Itália, e os Chefes de Estado do Japão e da Austrália - empenharam-se pessoalmente, houve a possibilidade de libertação de cidadãos daqueles países e de sua volta ao seio da família.

Jean Charles de Menezes, um inocente brasileiro de 27 anos, que nada tinha que ver com os atentados terroristas, infelizmente foi morto no metrô de Londres com sete tiros desferidos contra sua cabeça. Ele, que estava em situação normal e regular na Inglaterra e que não tinha cometido qualquer delito de natureza grave, foi simplesmente perseguido pela polícia do metrô de Londres e acabou sendo morto. O corpo de Jean Charles de Menezes está vindo de Londres para o Brasil e deverá chegar amanhã a Minas Gerais, à sua cidade, Gonzaga, onde toda a população o receberá.

Renovo a palavra de solidariedade à sua família. Avalio que será muito importante que as Comissões de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ouçam o Ministro Celso Amorim a respeito das providências relativas a ambos os casos: de José Chaves de Menezes e de João José Vasconcelos Júnior.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/07/2005 - Página 25774