Discurso durante a 120ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Réplica ao pronunciamento do Senador Ney Suassuna.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Réplica ao pronunciamento do Senador Ney Suassuna.
Publicação
Publicação no DSF de 28/07/2005 - Página 25786
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, APRESENTAÇÃO, DIVERSIDADE, PROPOSIÇÃO, PROJETO DE LEI, EMENDA, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), MAIORIA, PRONUNCIAMENTO, DEFESA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), IMPORTANCIA, SITUAÇÃO, REGIÃO, CONTRIBUIÇÃO, INCENTIVO, CRESCIMENTO, BRASIL.
  • ESCLARECIMENTOS, RESPONSABILIDADE, MEMBROS, BANCADA, APOIO, GOVERNO, INICIO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, PAIS.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, agradeço a V. Exª pelas suas palavras. Sabemos o quanto cada Senador faz por seu Estado - V. Exª faz por São Paulo e pelo Brasil -, porque somos Senadores da República. Temos que cuidar do Brasil e, conseqüentemente, também do nosso Estado, assim como o Senador Mão Santa cuida do Piauí.

Para não ficar nesse ponto de interrogação em relação ao que disse aqui o Líder do PMDB, Senador Ney Suassuna, achei que era o PT que deveria dizer aquilo que S. Exª disse, mas ele é do PMDB - não é o PMDB do Senador Mão Santa. Apresentei 55 proposições até agora, 16 projetos de lei, 98 relatorias, 16 emendas à LDO por Santa Catarina e 90% dos meus pronunciamentos são em defesa do meu Estado. Sabe por quê? Porque o meu Estado é o quinto em exportação deste Brasil. Santa Catarina é o sétimo em arrecadação do Brasil, Senador Romeu Tuma, e é, em repasse de emendas, o décimo nono do Brasil; em repasse orçamentário, é o décimo sétimo do Brasil. Por isso, seguidamente digo aqui ao Governo: respeite Santa Catarina, pois é uma galinha de ovos de ouro, que não pode ser estrangulada, tem que ser bem alimentada, bem cuidada. Santa Catarina é um Estado que ajuda o nosso Brasil.

E queria dizer ao Senador Ney Suassuna que eu não fiz nenhum pronunciamento de denúncia. Eu não denunciei nada. Falei o que a imprensa está falando, eu falei o que a CPI está dizendo e o que estamos ouvindo. Se houve alguém que denunciou e começou a denunciar foram integrantes da Base do Governo: o PT denunciando o PT, empresas que se beneficiam do Governo denunciando o PT, e o PT denunciando essas empresas, e outros integrantes que apoiavam e apóiam o Governo Lula é que fizeram as denúncias.

            Nós, da Oposição, estamos cobrando, fiscalizando.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Não podemos ficar aqui calados mediante toda essa corrupção e essa vergonha que abala nosso País.

O querido amigo Ney Suassuna é um grande Líder. Também deveria defender o Estado dele, como defendo Santa Catarina.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/07/2005 - Página 25786