Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de Requerimento para convocação do Sr. Mauro Marcelo de Lima e Silva, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência para esclarecer nota em que chama a CPMI dos Correios de "picadeiro" e seus membros de "bestas feras".

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Apresentação de Requerimento para convocação do Sr. Mauro Marcelo de Lima e Silva, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência para esclarecer nota em que chama a CPMI dos Correios de "picadeiro" e seus membros de "bestas feras".
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2005 - Página 23986
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • LEITURA, JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DIRETOR GERAL, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), ESCLARECIMENTOS, DECLARAÇÃO, OFENSA, CONGRESSISTA, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PUNIÇÃO, AUTORIDADE.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de falar sobre o mesmo tema, lendo o seguinte requerimento que estou apresentando:

Requeiro, nos termos do art. 58 da Constituição Federal, combinado com o art. 90 do Regimento Interno do Senado Federal, seja convocado o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Abin, Sr. Mauro Marcelo de Lima e Silva, com o propósito de prestar esclarecimentos sobre a nota em que chama a CPMI dos Correios de “picadeiro” e os Parlamentares da Comissão de “bestas-feras”.

Justificação.

Segundo a nota divulgada hoje, o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Abin, chamou a CPMI dos Correios de “picadeiro” e os Parlamentares de “bestas-feras”.

Procurando defender o funcionário da agência Edgar Lange, que prestou depoimento público na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga as denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Diretor-Geral divulgou uma nota que diz textualmente: “Neste exato momento, o que devo fazer é elogiar a conduta do profissional Lange, como um verdadeiro herói ao enfrentar bestas-feras em pleno picadeiro”.

Considerando a ofensividade dos termos utilizados pelo Diretor-Geral ao referir-se ao Congresso Nacional e a seus membros, gostaria de submeter à apreciação dos membros da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência a convocação do Diretor-Geral da Abin para que ele, no menor tempo possível, apresente ao Congresso Nacional as razões para ofender os Parlamentares participantes da CPMI.

Eu gostaria de dizer a V. Exª que estou fazendo um apelo ao Presidente da Comissão, Senador Cristovam Buarque, para que possamos fazer essa reunião já na próxima terça-feira. Também apelo ao Presidente Lula para que tome as providências devidas.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2005 - Página 23986