Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao presidente Renan Calheiros por repelir a agressão ao Congresso Nacional, feita pelo Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Solidariedade ao presidente Renan Calheiros por repelir a agressão ao Congresso Nacional, feita pelo Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2005 - Página 23987
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, SENADO, DEFESA, CONGRESSO NACIONAL, REPUDIO, DESRESPEITO, CONGRESSISTA, DECLARAÇÃO, AUTORIA, DIRETOR GERAL, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN).
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, CONDUTA, FAVORECIMENTO, FUNÇÃO FISCALIZADORA, FUNÇÃO LEGISLATIVA, CONSTRUÇÃO, DIALOGO, PARTIDO POLITICO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também cumprimento V. Exª pelas atitudes que vem tomando em defesa do Congresso Nacional e especialmente do Senado Federal e, sobretudo, pela condução equilibrada, fazendo com que, no Senado Federal e no Congresso Nacional, o trabalho continue, seja com a apreciação dos projetos de lei, seja com a apreciação das propostas de emenda à Constituição, seja com a designação de nomes que temos de apreciar.

Com o intenso trabalho que temos tido com as CPIs, não estão sendo paralisados seja a administração pública seja o que devemos fazer no Congresso, mesmo durante o recesso. Todos nos sentimos no dever e na responsabilidade de bem realizarmos a nossa função constitucional de legislar, de fiscalizar os atos do Executivo e de representar o povo.

Portanto, Sr. Presidente Renan Calheiros, cumprimento-o pela serenidade e pelo equilíbrio com que vem conduzindo os nossos trabalhos. V. Exª demonstra que é Presidente de todos os Senadores, de todos os Partidos, contribuindo para que haja um diálogo muito construtivo com o Presidente Lula e o seu Governo, mas assegurando também o trabalho da Oposição e da Base aliada com harmonia, com firmeza.

Nos momentos em que há, nos normais debates, eventuais desentendimentos entre Oposição e Situação, V. Exª tem sido uma palavra na direção correta do equilíbrio, para que hoje o Brasil possa transmitir a todo o povo brasileiro que o Congresso Nacional está funcionando de maneira intensa. Estamos aqui cumprindo o nosso dever.

Como a Constituição estabelece que as CPIs são instrumentos normais de averiguação de problemas e fatos administrativos complexos, hoje estamos examinando-os e, ao mesmo tempo, realizando as demais funções atribuídas a nós.

Meus cumprimentos a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2005 - Página 23987