Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao presidente Renan Calheiros por repelir a agressão ao Congresso Nacional, feita pelo Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Solidariedade ao presidente Renan Calheiros por repelir a agressão ao Congresso Nacional, feita pelo Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2005 - Página 23988
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, DIRETOR GERAL, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), OFENSA, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEMISSÃO, AUTORIDADE.
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, SENADO, DEFESA, CONGRESSO NACIONAL, REPUDIO, DESRESPEITO, CONGRESSISTA, DECLARAÇÃO, AUTORIA, DIRETOR GERAL, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu não esperava de V. Exª outra atitude a não ser esta, a de ter condenado de maneira veemente esse gesto do Sr. Mauro Marcelo de Lima e Silva, Diretor-Geral da Abin, em um memorando interno e, portanto, dirigido aos seus comandados, denegrindo membros do Congresso Nacional. E com linguagem - eu não o culpo, pois parece que a linguagem dele é mais ou menos aquela: “bestas-feras” -, enfim, o vocabulário é aquele de palavras básicas, que dá para um estrangeiro pedir comida, enfim, eu não o culpo tanto pelo Português. Eu o culpo pela insolência. Pela insolência! Essa é imperdoável.

E havia dito mais. Eu havia dito, daquela tribuna, em aparte ao Senador José Agripino, que tenho certeza de algumas coisas na vida: uma delas é a morte; a outra é que vamos demitir o Sr. Mauro Marcelo. Ele está demitido. Ele está demitido! Se o Presidente Lula não demite ninguém, se apadrinha seus corruptos, se não é capaz de nomear com facilidade nem de demitir com facilidade, saiba que será forçado por nós a demitir o araponga da Abin. Ele não vai transformar a Abin, que é um órgão de inteligência nascido para servir ao Estado democrático de direito, em um SNI de ditadura, ele não vai ficar prestando serviços ao poder como ex-guarda-costas, ex-leão-de-chácara, ex-sei-lá-o-quê do Presidente Lula. Não vai mais ficar ali, ele vai vir aqui para a Comissão Especial, convocado por nós, a partir da iniciativa do Líder José Jorge, e vai sair daqui de crista baixa, demitido ou renunciante à Abin. É um compromisso que assumi comigo mesmo e que sei que responde ao que a Casa quer.

Não vamos tolerar que este Poder seja espezinhado, achincalhado por alguém desse nível. Podem até dizer que é um documento interno, mas as pessoas têm o direito de ter seriedade e o dever de serem sérias em documentos internos e externos. Elas têm que ser sérias em memorandos, em memoranda, para falar em Latim, que ele não sabe, e devem ser também sérias ao se reportarem à Casa. Se ele não é sério em seus memoranda, e procura aparentar seriedade quando fala para nós, ele está sendo hipócrita.

Portanto, este Congresso deve proclamar que não é um Congresso com medo de grampeadores de telefone, não é um Senado com medo de arapongas, não é um Senado com medo de aprendiz de ditadores.

V. Exª obrou bem, Sr. Presidente, e o PSDB tem a firme determinação de, em um governo em que o Presidente não demite nem nomeia ninguém, e quando demite o faz de maneira torta, quando nomeia o faz de maneira torta também, não conviver mais com esse cidadão. Ele, portanto - saiba o Presidente Lula -, é ex-Diretor-Geral da Abin. Nós vamos mostrar isso, vamos explicitar isso com clareza. Não vamos mais conviver com o Sr. Mauro Marcelo. Ele é ex-Diretor-Geral da Abin, e não vai continuar lá, porque o Congresso Nacional, pela sua dignidade, não tolerará isso! Se o Congresso Nacional não tolera, ele tem meios de dizer ao Presidente que tome coragem, pegue a canetinha e demita uma figura mal-educada, uma figura descomposta, uma figura que não se compõe com a democracia pela qual Lula lutou nos seus bons tempos e pela qual lutamos até hoje, contra os arapongas do Governo Lula inclusive.

Sr. Presidente, era o que tinha a dizer, mas eu prometo: ex-Diretor-Geral da Abin. Ele entra aqui como quiser e sai como ex-Diretor-Geral da Abin. Promessa do PSDB. Vamos ver se estou com a razão ou se está com a razão a teimosia dele ou ainda a estupidez política do Presidente da República.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2005 - Página 23988