Discurso durante a 114ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Sugestão de reunião de Lideranças de Partido no Senado para se discutir o andamento das CPI's. (como Líder)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Sugestão de reunião de Lideranças de Partido no Senado para se discutir o andamento das CPI's. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2005 - Página 24837
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CONVITE, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, SENADO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, DISCUSSÃO, PROVIDENCIA, AGILIZAÇÃO, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INSTALAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Nobre Senador Eduardo Suplicy, a orientação de V. Exª, com toda certeza, não deve ser deixada de lado. Mas se qualquer um de nós fosse temer todas as ameaças que já recebemos na vida, nenhum de nós estaria aqui. Isto é natural, é normal, faz parte do jogo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mais uma CPI se instala hoje: a CPI do Mensalão. Mais uma CPI que vai tumultuar a nossa rotina e vai dificultar, sobremaneira, a tramitação dos processos e o cumprimento dos nossos compromissos para com a população. Não que este não seja um compromisso importante, o desvendar de todas as coisas erradas que foram feitas e a punição dos culpados, mas o PMDB, que é a maior Bancada nesta Casa e que sempre está sintonizado com as aspirações da sociedade e que está sempre preocupado, também, com os valores republicanos, vai fazer uma tentativa amanhã. Convido todos os Líderes de Partido do Senado para que nós, amanhã, no almoço - convido, inclusive, à minha amiga Heloísa Helena - busquemos a discussão desarmada para vermos se encontramos alguma solução para minorar essa tramitação. Não sei se unindo uma a outra, não sei se deixando apenas duas, sem parâmetros. Vamos, com o espírito desarmado, analisar toda esta situação, porque falta ser instalada outra CPI, e eu me preocupo. Hoje eu já tive - e peço desculpas ao meu querido amigo Alberto Silva - que colocar S. Exª no “banco de reserva” de uma das CPIs por falta de elementos. Quero poupar meu amigo, que tem uma cabeça maravilhosa, que pode dar contribuições muito boas. Se está ficando pequeno o maior “time” da Casa, imaginem os partidos menores. Por isso, quero convidar os Líderes partidários para, amanhã, na Liderança do PMDB, almoçarmos e tentarmos encontrar alguma solução, sem parâmetros, sem parti-pris, sem coisa nenhuma. Vamos conversar para ver se é possível, com o raciocínio desarmado, mas eficiente, encontrarmos uma forma de destravar o nosso dia-a-dia, que não será fácil a partir de agora.

Era este o pedido que eu queria fazer. Encaminharei o convite a todos os Líderes. Se for possível, ótimo; se não, continua tudo como antes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2005 - Página 24837