Discurso durante a 114ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de e-mail contendo ameaças a S.Exa.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Leitura de e-mail contendo ameaças a S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2005 - Página 24834
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), INTERNET, ENDEREÇAMENTO, ORADOR, CONTEUDO, AMEAÇA, MORTE.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a política é cheia de fatos pitorescos. Recebi, no meu gabinete, um e-mail assinado por Friedrich Nietzsche. Eu disse que não é do bom PT, porque o PT não escolheria um filósofo genial, porém de direita. Poderia assinar sob o pseudônimo de Karl Marx; isso o velho PT, pelo menos.

De Friedrich Nietzsche, dirigido para mim. Assunto: Informação do Partido ao Líder - Urgente. E coloca quinhentos sinais de exclamação. Mostrei ao Senador Romeu Tuma, que fez carreira brilhante da Polícia Federal, e ontem, no almoço, comuniquei isso ao Ministro Márcio Thomaz Bastos.

Sr. Presidente, leio o texto do e-mail: “Olá, Excelentíssimo Arthur Virgílio. Preste muita atenção no que vou lhe dizer, vou ser direto. Renuncie imediatamente ao mandato de Senador” - vírgula - “caso contrário” - aí ele esqueceu a vírgula - “se não obedecer esta ordem” - ele esqueceu o “a”; seria “a esta ordem” - “sofrerá...” E aí é que devemos começar a procurar suspeitos, pois, ao invés de “represálias”, o nosso filósofo escreveu “represárias” - vírgula - “incluindo o Seqüestro” - com “s” maiúsculo; a pessoa é do crime, porque seqüestro é com letra minúscula, mas quando alguém é criminoso de bom coturno, esse valoriza a figura do seqüestro - “... de sua família”. Quer dizer, vai seqüestrar toda a minha família. Minha família é enorme. Tenho um primo que, se ele seqüestrar, ele se arrepende; o rapaz vai chateá-lo tanto que ele vai querer devolvê-lo para mim. Continuo: vírgula - “pois conheço muito bem sua vida” - ponto. Aí baixou o santo do Osama bin Laden nele: “Anuncie em rede nacional esta minha ordem - vírgula; não precisava da vírgula - e o senhor não se arrependerá” - vírgula; essas vírgulas dele estão complicadas. “O senhor fará em nome da nação” - ele coloca “seqüestro” com letra maiúscula e nação com ene minúsculo; é uma inversão de valores do nosso filósofo Nietzsche. Aí ele diz assim: “Esta mensagem - sei que ele quis dizer “é absolutamente séria”, mas esqueceu o acento agudo em “e” e colocou: “Essa mensagem e absolutamente séria” - ele teria que ter dito “é absolutamente séria”. E termina exclamando novamente.

Então, Sr. Presidente, peço a V. Exª que, de qualquer maneira, encaminhe isso não para a Polícia Federal, mas para o Macaco Simão, da Folha de S.Paulo. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2005 - Página 24834