Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reivindicações dos Servidores Públicos Federais do Estado do Amazonas. Registro do artigo intitulado "Responsabilidade", de autoria do filósofo Denis Rosenfield, publicado no jornal Folha de S.Paulo, de 28 de julho do corrente ano.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA SALARIAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Reivindicações dos Servidores Públicos Federais do Estado do Amazonas. Registro do artigo intitulado "Responsabilidade", de autoria do filósofo Denis Rosenfield, publicado no jornal Folha de S.Paulo, de 28 de julho do corrente ano.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2005 - Página 26424
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA SALARIAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, REQUERIMENTO, PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), DOCUMENTO, SERVIDOR, REGIÃO, REIVINDICAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, INVESTIMENTO, POLITICA SALARIAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, GARANTIA, EFICIENCIA, SERVIÇOS PUBLICOS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, RESPONSABILIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRISE, PAIS, IMPUNIDADE, PARTICIPANTE, CORRUPÇÃO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o serviço público federal no Amazonas ficou mais pobre, mais fraco e mais fragilizado em todos os sentidos.

Essa informação, preocupante, foi-me repassada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputado Belarmino Lins.

O Legislativo amazonense aprovou, a propósito, o documento intitulado Carta dos Servidores Federais em Greve aos Parlamentares do Amazonas, na qual é solicitada a interveniência da ALEA e dos parlamentares federais do Amazonas no sentido da melhoria das condições de trabalho e conseqüente eficiência daqueles serviços públicos.

Os servidores do meu Estado denunciam, no documento, a falta de investimentos em políticas públicas, o que vem impedindo um atendimento à altura.

Diz o documento que, entre 1995 e 2004, o total de servidores públicos no País elevou-se de 1.141.366 para 1.170.455, insuficiente para a demanda. O problema se agrava ainda mais se for levado em conta o crescimento demográfico brasileiro.

Queixam-se os servidores de que há atualmente forte desnível na política salarial do setor, além de distorções. Por exemplo, enquanto alguns setores tiveram reajustes de até 1.000%, em outros o percentual não chega a 15%. Na média, a elevação dos valores pagos aos servidores fixa-se em 20%. Em muitos casos, cito textualmente o documento, há penduricalhos, verdadeiros bombons envenenados, que podem ser suprimidos a qualquer momento.

Para justificar suas reivindicações, os servidores mostram que, em julho de 1940, época em que o salário mínimo passou a vigorar, seu valor correspondia a 100% para efeito de compra. De lá para cá (1940/2005), o valor de compra do salário é de apenas 33% em comparação ao valor original.

No Amazonas, estão em greve os servidores da Funasa, do Ministério da Agricultura, Ceplac, Inmet e Funai.

Eles reivindicam e o Governo Lula não os atendem: plano de cargos e salários, reestruturação de carreiras e correções das distorções, 18% de reposição emergencial das perdas, piso salarial do Dieese, incorporação das gratificações, paridade entre servidores ativos, aposentados e pensionistas e realização de novos e mais concursos públicos.

Sr. Presidente, faço aqui um apelo ao Governo diante do sério quadro apontado pelos servidores federais em meu Estado. E peço que seja incluído nos Anais do Senado da República o documento por eles redigido e acolhido pela Assembléia Legislativa do Amazonas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, outro assunto eu gostaria também, no momento, de fazer o registro do artigo intitulado “Responsabilidade”, de autoria do filósofo Denis Rosenfield, publicado no jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 28 de julho do corrente.

Segundo o autor, “que o presidente tenha sido preservado não significa que não seja responsável pela corrupção vigente, com todos os indícios de formação de uma quadrilha que teria se apossado dos fundos públicos e do aparelho do Estado via distribuição de cargos ao PT e seus aliados”. “As manifestações reiteradas de que o presidente não está imiscuído nas ações de seus ‘companheiros’ não resistem à menor análise dos fatos”.

Ainda segundo o autor, “nada do que está acontecendo teria ocorrido se a impunidade não tivesse imperado”, lembrando os episódios do assassinato de Celso Daniel e do caso Waldomiro Diniz.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos dos art. 210, inciso 1º e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“Requerimento nº 1764/2005.”

“Carta dos servidores federais em greve aos parlamentares do AM.”

“Responsabilidade. Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2005 - Página 26424