Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à última reunião do PT, oportunidade em que a Executiva não expulsou Delúbio Soares e Sílvio Pereira. Apreciação dos fatos que vêm ocorrendo no âmbito das CPMI's, que vêm encontrando dificuldades em encaminhar punições, e as ações empreendidas pelo presidente da Câmara dos Deputados, que não deu andamento a processo envolvendo o Deputado José Dirceu. (como Líder)

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Críticas à última reunião do PT, oportunidade em que a Executiva não expulsou Delúbio Soares e Sílvio Pereira. Apreciação dos fatos que vêm ocorrendo no âmbito das CPMI's, que vêm encontrando dificuldades em encaminhar punições, e as ações empreendidas pelo presidente da Câmara dos Deputados, que não deu andamento a processo envolvendo o Deputado José Dirceu. (como Líder)
Aparteantes
Fernando Bezerra, Geraldo Mesquita Júnior, Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2005 - Página 26961
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AUSENCIA, EXPULSÃO, TESOUREIRO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, TENTATIVA, ADIAMENTO, PROCESSO, CASSAÇÃO, EX MINISTRO DE ESTADO, OBSTACULO, ANALISE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SITUAÇÃO, CONGRESSISTA, VINCULAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a reunião da Executiva do PT, a meu ver, foi algo lamentável. Lamentável, Senador José Agripino, porque diferentemente do episódio lastimável envolvendo a Senadora Heloísa Helena e três Deputados, desta vez, o PT não conseguiu forças nem sequer para mandar Delúbio Soares e Sílvio Pereira para a Comissão de Ética. Não os mandou. A impressão clara que passava era de medo de que eles abrissem a boca - com clareza e mais nada.

Do mesmo modo, a tentativa de se adiar o processo que o ex-Ministro José Dirceu diz não temer, por uma ação envolvendo o Presidente da Casa, Deputado Severino Cavalcanti.

Do mesmo modo, a tentativa de se barrar a intenção do Relator e do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios de mandar os nomes contra os quais já existam indícios significativos para o processamento na Casa Legislativa a que pertencem, para efeito de eventual cassação ou não dos seus mandatos, a depender do desenrolar dos fatos.

Por isso, Sr. Presidente, faço uma contribuição bem-humorada a toda essa mudança ocorrida no PT, que não consegue expulsar Delúbio Soares, que saiu a pedido, assim como Waldomiro, e o Sílvio Pereira, que saiu porque quis. Dizem eles que Delúbio e Sílvio Pereira, no esquema apenas de “caixa dois”, seriam os únicos culpados, mais ninguém. Ninguém é culpado! O Presidente não sabe de nada, os Ministros tampouco! Ninguém sabe de nada, é um bando de inocentes! Mas, apesar de os dois serem culpados por terem arruinado o patrimônio ético do Partido, destruído 25 anos de sua história, arruinado a posição política do Presidente Lula, eles não conseguem ficar com raiva do Delúbio e do Sílvio Pereira nem conseguem ser agressivos com o Roberto Jefferson. Não conseguem!

            É por isso que, em homenagem a este momento histórico que não é grandioso, Senador João Capiberibe, mas não posso perder o humor, vou ler aqui o nome de 51 tipos de pizza que existem: pizza de Alcachofra, feita de molho de tomate, alcachofra, espinafre, mussarela e queijo de cabra; a outra, tipo b, que é com molho de tomate, alcachofra, tomate seco, champignon e mussarela de búfala. Não tenho tempo para ler todos os ingredientes de cada uma. Mas vamos lá: pizza de Alcaparra; pizza de Aliche; pizza de Aliche Time; Alho e Óleo; pizza de Atum; pizza de Bacon; pizza Baiana, com molho de tomate, calabresa moída, ovos, cebola e pimenta.

O Sr. César Borges (PFL - BA) - Não existe essa pizza!

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Existe no cardápio do Restaurante Fratello, que é uma pizzaria do melhor nível.

Ouço o aparte do Senador Geraldo Mesquita.

O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (P-Sol - AC) - Senador Arthur Virgílio, é só para acrescentar um item à sua lista. Há poucos instantes, estava depondo na CPI dos Bingos o Sr. Rogério Buratti, que já foi membro do PT. Por várias vezes, ele se auto-intitulou o bode, o “bodão”, chegou inclusive a mencionar que ele era um “bodão”. Veja V. Exª que ele estava sentado ao lado do Senador Efraim Morais e eu o alertei: “Olha, o senhor está sentado ao lado do Senador Efraim, que costuma fazer buchada de bode. O senhor tome cuidado”. Então, ouvindo a relação de pizzas de V. Exª, queria acrescentar a buchada de bode, que pode surgir a qualquer instante.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Quando alguns se intitulam bodes, a gente tem o direito de achar que outros são hienas, ficam rindo no meio dessa desgraça toda em que está envolvido o País.

Continuando: pizza de Berinjela; Brasileira; Brócolis; Brócolis Time; Búfala; Calabresa; Calábria Time; Califórnia; Camarão Time; Camarão; Canadense...

O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (P-SOL - AC) - Senador, não tem a portuguesa?

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Vamos chegar lá. Se não tiver, eu acrescento.

Pizza Chedar; pizza Catupiry; pizza Catupiriy Time; pizza Escarola; pizza Frango Caipira, com molho de tomate, peito de frango desfiado, milho e catupiry; pizza Frango Grelhado; pizza Francesa; pizza Gorgonzola; pizza Grega; pizza Hawaian; pizza Jardineira; pizza Light Time, essa é boa, com molho de tomate, peito de peru, palmito e ricota; pizza Lombinho; pizza Maçã; pizza Margherita; pizza Mineira; pizza Mussarela; pizza Napolitana; pizza Palmito; pizza Palmito Time; pizza Paulista; pizza Peperoni; pizza Portuguesa - está aí a portuguesa, Senador Geraldo Mesquita Júnior, com molho de tomate, presunto, ervilha, ovos, cebola e mussarela -; pizza Provolone; pizza Roma; pizza Rúcula; pizza Super Time; pizza Suprema; pizza Tomate Seco...

O Sr. Fernando Bezerra (Bloco/PTB - RN) - Senador Arthur Virgílio, permita-me um aparte?

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Pois não, Senador.

O Sr. Fernando Bezerra (Bloco/PTB - RN) - Senador, eu não almocei. V. Exª está aguçando o meu apetite. Eu queria saber onde posso encontrar tanta pizza.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - V. Exª é um homem correto, como sabemos, pois tem gente, neste Governo, que já deve ter perdido o apetite há muito tempo. Nem falando em comida essa gente desperta.

O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (P-SOL - AC) - Eu desaconselho essas, porque são indigestas.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite-me V.Exª um aparte, nobre Senado Arthur Virgílio?

O SR. PRESIDENTE (Jonas Pinheiro. PFL - MT) - Sr. Senador Heráclito Fortes, não tem tempo para apartes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Será um aparte rápido, Sr. Presidente, meio minuto.

O SR. PRESIDENTE (Jonas Pinheiro. PFL - MT) - V. Exª está avançando no tempo de outros Srs. Senadores.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Sr. Pizzaiolo Arthur Virgílio, melhor dizendo, Sr. Senador, como nordestino, levanto aqui o meu protesto. V. Exª não incluiu a pizza de carne de sol e, agora, recentemente, uma lançada por uma pizzaiola baiana, incluindo rapadura. De forma que eu queria, como nordestino, exigir que a nossa região fosse prestigiada na pizzaria que V. Exª instala agora no Congresso Nacional.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. Presidente, concluo e incorporo o aparte do Senador Heráclito Fortes, dizendo que pizzaiolo, na verdade, não sou eu; pizzaiolo é o Presidente Lula da Silva. Apenas estou relacionando os 51 tipos de pizza, agora, 52, com a do Senador Heráclito Fortes.

Já concluo: pizza Toscana; pizza Vegetariana, essa eu gosto, com molho de tomate, mussarela, brócolis, palmito, champignon, pimentão vermelho assado. E a pizza Tenha uma Boa Idéia - o número dela é 51 - tem molho de tomate, mussarela e dois recheios a escolher.

E eu vou colocar a 53ª - a 52ª o Senador Heráclito Fortes acrescentou -, que é o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com sua vontade de não apurar a não ser nos palanques. No palanque diz que apura; na prática, faz tudo para que não se chegue à verdade dos fatos e às verdadeiras culpas.

E a cena mais deprimente que eu vi, nos últimos dias, foi PT acuado e acovardado, com medo de expulsar o Sr. Delúbio Soares dos seus quadros. Não teve a coragem para expulsar. Isso fica na história, ou na anti-história ou no lixo da história política deste País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2005 - Página 26961