Pronunciamento de Teotonio Vilela Filho em 09/08/2005
Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre dois artigos veiculados pela imprensa: "Ação entre velhos amigos", publicado na revista Veja, edição de 06 de julho do corrente ano; e "O 'case' da Globalprev", publicado no jornal Folha de S.Paulo.
- Autor
- Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
- Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Comentário sobre dois artigos veiculados pela imprensa: "Ação entre velhos amigos", publicado na revista Veja, edição de 06 de julho do corrente ano; e "O 'case' da Globalprev", publicado no jornal Folha de S.Paulo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/08/2005 - Página 27033
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ACUSAÇÃO, LUIZ GUSHIKEN, EX MINISTRO DE ESTADO, FAVORECIMENTO, EMPRESA, CONSULTORIA, PREVIDENCIA SOCIAL.
O SR. TEOTÔNIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar dois textos publicados esta semana pela imprensa nacional: um deles intitulado “Ação entre velhos amigos”, foi publicado pela revista Veja do último dia 6 de julho. O outro, intitulado “O ‘case’ da Globalprev”, foi publicado pelo jornal Folha de S.Paulo de 7 de julho.
Os textos mostram que o ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, foi sócio da empresa Globalprev que, hoje, vive uma história de sucesso, mas chama a atenção por seus contratos com diversos fundos de pensão de estatais.
A matéria da revista Veja termina com a seguinte conclusão: “Angustiante é a constatação de que o PT, depois de passar anos na oposição combatendo essa prática, sucumbiu à praga do patrimonialismo que sufoca o Estado brasileiro”.
Já o editorial da Folha de S.Paulo comenta que “O que salta aos olhos nesse ‘case’ empresarial é a gritante correlação entre a escalada do faturamento da Globalprev e o ingresso de Luiz Gushiken no primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva”.
Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que as matérias citadas sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que tinha a dizer.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTÔNIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“Ação entre velhos amigos.”
“O “Case” da Globalprev.”