Discurso durante a 129ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoraçãop dos oitenta anos do jornal O Globo.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoraçãop dos oitenta anos do jornal O Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2005 - Página 36919
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, HISTORIA, BRASIL, ELOGIO, PROFISSIONALISMO, ROBERTO MARINHO, EMPRESARIO, JORNALISTA.

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Dr. José Roberto Marinho, Edison Vidigal, General Presidente do Superior Tribunal Militar, antes, peço licença ao Senador Antonio Carlos Magalhães, pois todos aqui têm medo de contrariar S. Exª. Deus me livre de contrariar o Senador Antonio Carlos Magalhães. Tenho certeza de que estou aqui apenas para fazer uma preparação para o grande discurso de S. Exª, que é de um dos homens que privou da maior amizade e intimidade do nosso saudoso e querido Dr. Roberto.

Quero saudar todos aqueles que fazem as Organizações Globo aqui presentes. Estou vendo aqui o jornalista Jorge Moreno, já parte dos móveis e utensílios do jornal O Globo, patrimônio do jornal O Globo, e dizer que, em rápidas palavras, as Organizações Globo, que tiveram no jornal O Globo o seu marco inicial, já se tornaram, sem dúvida alguma, uma referência da imprensa no Brasil, da liberdade de imprensa no Brasil e, indubitavelmente, da própria história do Brasil dos últimos anos.

O jornalista Roberto Marinho, a meu ver, eu que tive também o privilégio de conviver com o Dr. Roberto, colocou, bem no início do jornal O Globo, quando seu pai havia acabado de falecer, as duas pedras fundamentais de uma organização que viria a passar pelos tempos. Quando foi instado por sua mãe a assumir a direção do recém-fundado jornal O Globo, logo após a morte de seu pai, ele se negou a fazê-lo. A meu ver, estabeleceu dois pilares, que se tornariam a marca do jornal O Globo: um, profissionalismo, ao dizer: eu não tenho competência nem preparo para assumir essa obra que acabou de ser implantada pelo meu pai. O segundo princípio foi o que o levou a deixar a vaidade natural de um jovem de assumir a presidência, o mando, a liderança de um jornal e colocar os princípios da independência, do profissionalismo, os princípios que foram a ele transferidos pelo seu pai como acima da sua vaidade e do seu desejo de ser presidente do jornal O Globo àquela época.

E esses dois fundamentos seguiram o jornal O Globo e fizeram com que ele não ficasse apenas para sempre, ultrapassasse uma série de momentos diferentes da nossa história: ditaduras, democracias, redemocratização, novas ditaduras, governos de direita populistas, governos de esquerda, passasse por isso tudo, sempre com a mesma firmeza, sempre com a mesma presença e sempre com a mesma personalidade. Mas fez também com que este jornal O Globo se tornasse a semente de uma organização que se tornaria o que é hoje, uma das maiores organizações de comunicação do mundo, uma das mais importantes da América Latina e, talvez, a maior da história do Brasil.

Dessa maneira, estamos aqui, hoje, ao comemorar, os 80 anos do jornal O Globo, não apenas rendendo uma homenagem a um jornal ou ao nosso sempre admirado e saudoso Dr. Roberto Marinho, mas fazendo uma homenagem àquilo que já uma instituição nossa, uma instituição dos brasileiros, uma instituição que é referência de liberdade, de profissionalismo, de informação, de transparência, de democracia e de honestidade.

Dentro desse quadro, hoje homenageamos o jornal O Globo. E sabemos que é apenas um ano a mais, porque as instituições que nascem sob essa marca do profissionalismo e dos princípios de caráter são organizações que ficam, independentemente de seus dirigentes. E parabenizo os sucessores do Dr. Roberto, porque estão conseguindo dar as mesmas marcas que ele impôs ou implantou no nascimento do jornal O Globo. O profissionalismo e os princípios que foram a marca inicial continuam sendo a grande marca do jornal O Globo e das Organizações Globo.

É essa a palavra que levamos, em nome do PSDB, às Organizações Globo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2005 - Página 36919