Discurso durante a 129ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos oitenta anos do jornal O Globo.

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos oitenta anos do jornal O Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2005 - Página 26924
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, FORMAÇÃO, DEMOCRACIA, CIDADANIA, BRASIL, ELOGIO, ROBERTO MARINHO, EMPRESARIO, JORNALISTA.

O SR PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, associo-me, com muito prazer, às manifestações comemorativas deste Plenário, pelos 80 anos de fundação do jornal O Globo, cujo trabalho primoroso de bem informar confunde-se com a história recente do país. O Globo, Sr. Presidente, tem contribuído, de forma inequívoca, para a formação do Brasil contemporâneo, em plena sintonia com a sociedade brasileira, suas alegrias, tristezas, expectativas e mais acalentados anseios.

Desde 1925, diariamente, suas páginas revelam o que acontece no Brasil e no mundo. Trata-se de um jornal que, de fato, além de ter acompanhado e veiculado a transformação paulatina do país e do mundo, nas suas várias fases político-institucionais e sociais, evoluiu jornalisticamente, com inovações tecnológicas que mudaram a feição do jornalismo impresso - o que, com justiça, rendeu-lhe os mais diversos prêmios, nos âmbitos nacional e internacional.

            Suas edições, inicialmente, eram de 33 mil exemplares. Hoje montam a 260 mil exemplares nos dias úteis e 384 mil aos domingos. Seu acervo conta com mais de 5 milhões de imagens, ilustrações de matérias que têm levado ao público matérias primorosas de cunho cultural, econômico, esportivo e político, entre outros.

Pode-se dizer, sem receio de incursão pelo equívoco, que o jornal O Globo tem-se destacado pela sua grande contribuição para com a democratização da notícia, para com a democracia brasileira, para com o alcance popular da plena cidadania.

Parabenizo a família Marinho e os diretores das Organizações Globo pelo transcurso das oito décadas de circulação do jornal, relembrando aqui, especialmente, Irineu Marinho, jornalista idealizador de O Globo e, como não poderia deixar de ser, o saudoso Roberto Marinho, seu filho e jornalista de escol, grande responsável pelo êxito crescente do jornal, cujo perfil, competente e versátil, tem legado aos brasileiros um jornalismo ético, abrangente e inovador.

Meus cumprimentos, portanto, ao jornal O Globo e a todos aqueles que o integram e dele fazem o excepcional diário que é.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2005 - Página 26924