Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o anúncio pelo Presidente Lula, durante solenidade de inauguração do hospital de Palmas/TO, da criação de novo Centro de Saúde na Universidade Federal de Tocantins.

Autor
Nezinho Alencar (PSB - Partido Socialista Brasileiro/TO)
Nome completo: Manoel Alencar Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR. SAUDE.:
  • Satisfação com o anúncio pelo Presidente Lula, durante solenidade de inauguração do hospital de Palmas/TO, da criação de novo Centro de Saúde na Universidade Federal de Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2005 - Página 27736
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR. SAUDE.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, ANUNCIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CRIAÇÃO, CENTRO DE CIENCIAS, SAUDE, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INTEGRAÇÃO, HOSPITAL, MUNICIPIO, PALMAS (TO), BENEFICIO, POPULAÇÃO, REGIÃO.
  • COMENTARIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), COMPROMETIMENTO, CRIAÇÃO, GRUPO DE TRABALHO, APOIO, AGILIZAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, CENTRO DE CIENCIAS, SAUDE, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • REGISTRO, VONTADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), NUCLEO, INTEGRAÇÃO, AMERICA LATINA, ESTUDO, SAUDE, APROVEITAMENTO, EXPERIENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA.

O SR. NEZINHO ALENCAR (Bloco/PSB - TO. Pela Liderança do PSB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vivemos momentos de grande preocupação no cenário político nacional, onde se estabeleceu uma luta pela moralidade no trato da coisa pública. Luta na qual me coloco ao lado daqueles que querem construir um Brasil socialmente justo e forte economicamente, em todo o seu território.

É por esta razão que desejo registrar a que deverá ser considerada no futuro a mais importante parceria entre os poderes estadual e federal, tendo a educação superior, no campo da medicina, como foco de importante projeto.

Trata-se da criação do Centro Integrado da Ciência e da Saúde da Universidade Federal do Tocantins, a ser implantado junto ao recém-inaugurado Hospital Geral de Palmas, o qual permitirá a criação do primeiro curso de medicina do nosso Estado.

Além disso, a instalação do Centro Integrado garantirá o desenvolvimento de outros 12 cursos de graduação na mesma área, como os de enfermagem, nutrição e odontologia, e também cursos de pós-graduação, tais quais os de oftalmologia, cardiologia e ortopedia.

Mas a concretização de um projeto como este depende do poder de mobilização de recursos tanto Governo estadual quanto da sua classe política tocantinense, a qual conclamo, neste instante, a apoiar determinadamente a iniciativa, haja vista a grande oportunidade de suprir as carências na área da saúde que até então se enfrentam no Tocantins.

Do lado do Governo Federal é inequívoca a intenção de concretizar ações que venham a beneficiar nossos conterrâneos. Afirmo isto, Sr. Presidente, porque testemunhei o compromisso assumido pessoalmente pelo nosso Presidente Lula ao avalizar o empreendimento junto aos seus Ministros da Saúde e da Educação, durante a solenidade de inauguração do Hospital Geral de Palmas, na semana passada.

Os Srs. Ministros se comprometeram a criar um grupo de trabalho para apoiar e agilizar o processo de implantação do Centro Integrado da Ciência e da Saúde, dando o primeiro e definitivo passo para que a Universidade Federal do Tocantins possa, já no próximo ano, abrir inscrições para o primeiro vestibular para Medicina no Tocantins.

As expectativas são imensas, pois muda a perversa lógica criada com a permanente carência dos recursos humanos em saúde pública hoje presente no dia-a-dia de todos os tocantinenses. Daqui por diante, a população do Estado passará a contar, num futuro muito breve, com significativa melhoria no atendimento, pois terá ao seu dispor um hospital-escola integrado ao sistema nacional de educação superior. O que equivale a dizer que o tocantinense em geral será tratado com as mais modernas técnicas de medicina.

Mas a novidade é ainda mais alvissareira do que se pode imaginar se considerarmos a intenção do Presidente Lula de fazer do Tocantins uma espécie de centro de integração latino-americana em estudos de saúde.

Tal centro se constituiria a partir da elaboração de currículos dos cursos superiores da área de saúde, a serem ministrados pela Universidade Federal do Tocantins, que estejam identificados com os de outros países latinos, principalmente com os currículos ministrados em Cuba, sede da mais avançada faculdade de medicina comunitária dentre os continentes, como declarou o Presidente a diversos interlocutores durante sua última visita ao Tocantins.

A idéia, mais precisamente, seria dar “uma visão de integralidade à saúde” e, assim, permitir inclusive que os estudantes brasileiros que cursam Medicina em Cuba e em outros países latino-americanos possam ter seus diplomas convalidados no Brasil, a partir da residência médica no Centro de Ciência e de Saúde a ser criado.

A realização desse projeto marcará de forma indelével os destinos da educação superior em nosso Estado, que, da condição de carência quase absoluta de pessoal da saúde, saltará para o patamar de fornecedor de mão-de-obra de alto nível especializada nos diversos ramos da Medicina, ainda nesta década.

Fatos como esse mantêm em mim a certeza de que o Tocantins avança e se colocará, muito em breve, na liderança da nossa Região Norte.

Sr. Presidente, é um sonho do povo tocantinense a criação da Faculdade de Medicina no nosso Estado. Ficamos eternamente gratos ao Presidente da República, que visitou o nosso Estado e informou, de público, que, ainda este ano, será instalada essa faculdade. Em nome do povo tocantinense, externo minha eterna gratidão ao Presidente Lula.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2005 - Página 27736