Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de artigo de José Genoíno, ex-Presidente do PT, publicado no O Estado de S.Paulo, de 13 do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro de artigo de José Genoíno, ex-Presidente do PT, publicado no O Estado de S.Paulo, de 13 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2005 - Página 27748
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, JOSE GENOINO, EX PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PUBLICAÇÃO, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESPEDIDA, ATIVIDADE POLITICA, DIREÇÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • HOMENAGEM, JOSE GENOINO, EX-DEPUTADO, AMIZADE, ORADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ao mesmo tempo que peço a minha inscrição para falar antes da Ordem do Dia, como Líder do PSDB, encaminho à Mesa breve discurso em que peço inserção nos Anais do artigo do ex-Presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno Neto, que, em sua despedida, revelou grandeza e em nenhum momento deixará de ser um amigo por mim muito prezado.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

************************************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no sábado, 13 de agosto, li o último artigo de José Genoíno, em O Estado de S. Paulo. Foi o seu artigo de despedida, anunciando também a despedida da vida política.

Genoíno desempenhou importante papel neste País, figurando na primeira linha de 1983 até a atual fase em que o infortúnio abate o aguerrido combatente.

Faço justiça a ele, que foi importante como homem público, como parlamentar e que emprestou força e fibra na estruturação de um partido político.

Além de seu leitor, que fui por esse tempo todo, sou seu amigo pessoal. Fui seu colega na Câmara dos Deputados e pude, nessas dimensões, avaliar a grandeza de alma dessa boa figura que São Paulo enviou para o cenário nacional e que, sem dúvida, foi um dos mais dedicados e altivos parlamentares do grande Estado.

É esse homem que, no derradeiro artigo no Estadão, teve a grandeza de assumir a culpa pelos erros que cometeu como Presidente do Partido dos Trabalhadores nos dois anos e meio em que o dirigiu.

É próprio dos homens que sabem ser grandes assumir posições igualmente maiúsculas, como a que Genoíno descreve no jornal.

Elegante no trato com os amigos, Genoíno é um valor que se afasta pela força insuperável do destino, no seu caso amarga e que ele próprio explica.

Fico, como numerosos leitores, privado do prazer de lê-lo aos sábados, em que sempre nos brindava com boas análises da política contemporânea.

Se não posso desejar ao grande amigo êxito em seu futuro como político, devo render-lhe um tributo, que encerra votos, sim, de felicidade pessoal e junto aos seus familiares, com muita paz de espírito, que certamente haverá de o acompanhar rumo ao amanhã.

Faço questão, Sr. Presidente, de anexar a este pronunciamento o artigo final de José Genoíno, para que passe a constar dos Anais do Senado da República.

Era o que eu tinha a dizer.

 

************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************************

Matéria referida:

“Agradecimentos e explicações.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2005 - Página 27748