Discurso durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Tréplica ao discurso do Senador Heráclito Fortes.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. REFORMA POLITICA.:
  • Tréplica ao discurso do Senador Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2005 - Página 26846
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. REFORMA POLITICA.
Indexação
  • REITERAÇÃO, GARANTIA, DIREITO DE DEFESA, CONGRESSISTA, PROCESSO, CASSAÇÃO, MANDATO.
  • REITERAÇÃO, DEFESA, REFORMA POLITICA, REDUÇÃO, CUSTO, ALTERAÇÃO, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, APOIO, FIDELIDADE PARTIDARIA, OPOSIÇÃO, LISTA DE ESCOLHA.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP) - Sendo assim, não concederei aparte aos Senadores.

Termino o meu pronunciamento, fazendo um apelo a esta Casa, que tem conseguido, sobre todas as matérias complexas, um grande entendimento. Há, no Senado, dezenas de ex-Governadores, ex-Ministros, homens com uma vivência política larga, uma visão ampla, plural, suprapartidária. Devemos, no prazo de dez dias, trabalhar nesta Comissão para apresentar um projeto ao Senado e à Câmara, a fim de ser votado ao longo do mês de setembro. Até o dia 3 de outubro, se essa reforma não estiver promulgada, voltaremos às urnas com as regras já existentes.

De que vale todo esse trabalho de investigação se a origem, a raiz, a natureza desta crise não for extirpada com uma profunda reforma política corajosa, que reduza drasticamente os gastos de campanha e reconstitua princípios como a fidelidade partidária?

Que seja uma reforma consensuada, pactuada entre os Partidos, que têm uma imensa importância na vida da sociedade e que estão, evidentemente, devendo uma resposta definitiva. Creio que essa será uma das grandes contribuições que esta crise poderá dar ao nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2005 - Página 26846