Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação na vigésima primeira Reunião Extraordinária da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal que tratou da crise da orizicultura no Estado do Rio Grande do Sul.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Participação na vigésima primeira Reunião Extraordinária da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal que tratou da crise da orizicultura no Estado do Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2005 - Página 28215
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA, COMISSÃO DE AGRICULTURA, SENADO, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTANTE, FEDERAÇÃO, ENTIDADE, PRODUTOR, ARROZ, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL, ITAMARATI (MRE), SENADOR, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SETOR, ANUNCIO, GOVERNO FEDERAL, PRORROGAÇÃO, PARCELA, FINANCIAMENTO, CUSTEIO.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje pela manhã tive o prazer de participar da 21º Reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, que tratou da crise da orizicultura no estado do Rio Grande do Sul.

Esta é uma causa pela qual me apaixonei pela seriedade e grandiosidade do trabalho dos agricultores e de seus representantes. A estimativa é de que as exportações do agronegócio brasileiro some US$43 bilhões em 2005, contra os US$39 bilhões em 2004. Podemos crescer ainda mais!

Participaram da audiência representantes do Instituto Rio Grandense do Arroz, da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul - Federarroz e da Federação de Agricultura do estado do Rio Grande do Sul - Farsul, que com todo o conhecimento e vivência expuseram as dificuldades do setor e defenderam a posição dos arrozeiros.

O Ministério da Agricultura, a Secretaria da Receita Federal e o Ministério das Relações Exteriores se fizeram presentes na figura de seus representantes.

A audiência, realizada a pedido dos três senadores gaúchos, foi mais uma tentativa de buscar soluções urgentes para a questão agrícola e, principalmente, para as reivindicações dos produtores.

Quero registrar um fato importante. Ao término da Audiência recebi a notícia de que o Governo Federal acenou positivamente à solicitação de prorrogação de três parcelas dos financiamentos de custeio. Uma boa notícia para o setor, que aguardava ansioso por esta decisão.

É necessário que sejam adotadas medidas compensatórias para a cultura do arroz em todo país. A área econômica do Governo Federal não pode ficar alheia a grave crise que atinge os nossos produtores.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2005 - Página 28215