Discurso durante a 138ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelos 60 anos de existência da Fundação Ruben Berta, entidade formada pelos funcionários da Varig.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelos 60 anos de existência da Fundação Ruben Berta, entidade formada pelos funcionários da Varig.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2005 - Página 28516
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ENTIDADE, FUNCIONARIOS, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, OBJETIVO, COMPLEMENTAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, INCENTIVO, CIDADANIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a responsabilidade social das organizações já se confirmou como um dos preceitos básicos para a moderna administração empresarial. Diversas campanhas e atividades são desenvolvidas, atualmente, pelas grandes companhias, no sentido de ajudar e promover o bem-estar de seus funcionários e da comunidade em geral.

Esse é o caso da Fundação Ruben Berta, entidade formada pelos funcionários da Varig, que está completando 60 anos de existência. Dentro de sua trajetória de engajamento e comprometimento social, desenvolvendo atividades de promoção da cidadania, a Fundação Ruben Berta tem se afirmado como entidade modelo de assistência e apoio a seus beneficiários.

Sua gênese, no ano de 1945, está ligada à figura magistral de Ruben Martin Berta, ex-presidente da Varig, que propôs a criação de uma fundação voltada para os funcionários da empresa. Inspirado na doutrina social católica, Ruben Berta pretendia completar as deficiências da Previdência Social e promover o bem-estar dos empregados da Varig.

E o tempo se encarregou de ratificar a sua privilegiada visão. Com mais de 87 mil beneficiários e mais de R$3 milhões em benefícios diretamente concedidos, além de atuação decisiva no conselho de administração das empresas do grupo Varig, a Fundação Ruben Berta demonstra pujança e vitalidade na passagem de seu sexagésimo aniversário.

Suas atividades, Sr. Presidente, nunca se restringiram ao assistencialismo paternalista. Como Ruben Berta fazia questão de destacar, a entidade sempre distinguiu claramente os benefícios concedidos, advindos de resultados financeiros da companhia e mediante contrapartida laboral, da beneficência ou mera prestação de favores. É nessa diferença que reside o foco de sua atuação: a injeção de cidadania e de responsabilidade, firmando um compromisso inabalável com o futuro.

Pude constatar, Srªs e Srs. Senadores, pela leitura do Relatório de Atividades de 2004 da Fundação, a extensa gama de serviços oferecidos pela entidade. A amplitude de sua atuação surpreende: são inúmeros convênios com institutos educacionais, planos de saúde, companhias seguradoras, bancos, empresas de telecomunicações e fabricantes de equipamentos de lazer, tudo para proporcionar aos seus beneficiários uma melhor qualidade de vida. Somente em convênios com outras empresas, Senhor Presidente, a Fundação movimenta mais de 72 milhões de reais por ano!

A Fundação Ruben Berta também investe em cultura. A entidade mantém 3 corais musicais e um centro de tradições gaúchas em plena atividade, promovendo concertos e festivais por todo o País. Com o apoio de empresas parceiras, tem permitido aos seus beneficiários o acesso a shows, peças de teatro e mostras de cinema, compreendendo perfeitamente que um povo sem cultura é um povo sem alma.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, se o estatuto da Fundação Ruben Berta não permite que recursos da entidade contemplem quem não pertence ao seu grupo de beneficiários, tal proibição não impediu a sua intensa atuação voluntária pelo programa chamado Atitude Cidadã. Responsável por ações como o Projeto Doar de milhas voadas, o projeto Barriga Cheia e pela doação de roupas e donativos para os desabrigados de enchentes e calamidades públicas, o Atitude Cidadã revela o firme propósito da Fundação de ajudar a construir um país melhor.

É por tudo isso, meus Caros Colegas, que quero aqui prestar minha mais sincera homenagem, em razão do sexagésimo aniversário da Fundação Ruben Berta, desejando profundamente que seu exemplo de trabalho e compromisso com a cidadania frutifique e se espalhe por todo o País.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2005 - Página 28516