Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação dos Temas da Agenda 21 Infantil pelas crianças e da proposta da Conferência Criança Brasil no Milênio

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Apresentação dos Temas da Agenda 21 Infantil pelas crianças e da proposta da Conferência Criança Brasil no Milênio
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2005 - Página 28698
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, CONFERENCIA, CRIANÇA, BRASIL, DISCUSSÃO, PROJETO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, CRIANÇA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, BENEFICIO, EXPECTATIVA, MELHORIA, FUTURO, BRASIL.
  • DEPOIMENTO, CRIANÇA, RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, ORADOR, ASSUNTO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, crianças, adolescentes, professores, senhoras e senhores, faço uso da palavra, neste plenário, para abordar a admirável iniciativa de discussão pública da Agenda 21 Infantil, pela Conferência Criança Brasil no Milênio, projeto esse concebido pela Organização de Proteção Ambiental, uma organização não-governamental que aspira a proteção da ecologia.

Tenho para mim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o nosso papel no plano individual, que o sentido de nossa fugaz existência no plano da matéria se resume ao permanente objetivo de sermos bons ancestrais. Penso, igualmente, que a crise valorativa e ética que o Brasil enfrenta, que o turbilhão de violência, sangrenta e irracional, presente, em nossos dias, na maioria dos países, só pode ser resolvida a partir de um eficaz estímulo pedagógico à infância do Brasil e do mundo.

É a partir dos valores que introjetamos nas consciências das crianças brasileiras que poderemos vislumbrar um País melhor para todos. O desafio, portanto, é intergeracional, e deve ser levado muito a sério.

E é isso o que tem sido feito no processo de debate da Agenda 21 Infantil, em que as próprias crianças foram convocadas a opinar sobre o tema Meio Ambiente.

O projeto de abertura das discussões às crianças tem dois grandes méritos. Em primeiro lugar, está a própria qualificação do debate, na medida em que as próprias crianças são convidadas a opinar sobre a preservação da natureza. Em segundo lugar, a reunião em assembléias infantis educa o futuro cidadão para o processo de negociação política em um sistema democrático, em que todos merecem ter voz nos assuntos de interesse público.

Por essas e outras razões, desejamos saudar, efusivamente, a iniciativa da ONG, Organização de Proteção Ambiental, que, por meio da Conferência Criança Brasil no Milênio, abriu a discussão da Agenda 21 Global para os brasileirinhos de todas as regiões do nosso querido País.

Em novembro de 2005, as crianças de seis a onze anos, oriundas de escolas públicas e particulares desta cidade de Brasília, terão oportunidade de discutir capítulos da Agenda 21, em um salutar processo de organização de clubes infantis e também de interlocução respeitosa com o universo dos adultos.

Por meio do projeto, já se pode sentir o aumento da preocupação das crianças com a proteção do meio ambiente, o maior respeito aos equipamentos e instalações da escola pública e a necessidade de preservar, para as futuras gerações, as espécies animais ameaçadas de extinção.

Iniciativas como a Conferência Criança Brasil no Milênio renovam a nossa esperança nos processos democráticos e, quem sabe, na própria capacidade de reinvenção do nosso combalido sistema político, que está por merecer profundas e abrangentes reformas.

Felicitações aos professores e idealizadores do projeto, que muito contribuem para um Brasil melhor e mais plural, porque mais consciente, mais democrático e mais preservado na sua natureza e nas suas instituições.

Passo à pergunta, Sr. Presidente. Os meus filhos aprenderam muito na escola o respeito ao meio ambiente, e tenho certeza de que todas as crianças brasileiras, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas particulares, têm aprendido muito, porque os professores de hoje, e muito mais do futuro, terão que ensinar as nossas crianças a preservar o meio ambiente: o que a escola, sua rua ou comunidade pode fazer para termos uma responsabilidade maior sobre a qualidade do meio ambiente nos nossos Municípios, nos nossos Estados, nas nossas cidades, no nosso País?

Essa é a pergunta que faço.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet. PMDB - MS) - A pergunta está dirigida ao grupo de Senadores crianças, representativas do meio ambiente. A quem for responder a pergunta a Mesa solicita que fique de pé para melhor identificação. (Pausa.)

Jovem Senador, decline o seu nome.

            Gabriel Bayomi - Gabriel Bayomi.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet - PMDB - MS) - Pode responder à pergunta.

Gabriel Bayomi - Na minha opinião, a escola deveria conscientizar seus alunos de que não devemos destruir as árvores, porque as árvores trazem a vida: elas tiram CO² do ar e trazem o oxigênio, fazendo com que possamos respirar. Isso é a nossa vida. Por isso, a escola deveria conscientizar a todos de que não devemos destruir a natureza. Essa é a minha opinião sobre isso. Obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet. PMDB - MS) - Muito bem! Aplausos!

Senador Valdir Raupp, expresso nossos agradecimentos. V. Exª, tendo feito a pergunta, já encerrou, não é?

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Já encerrei. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2005 - Página 28698