Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação dos Temas da Agenda 21 Infantil pelas crianças e da proposta da Conferência Criança Brasil no Milênio

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Apresentação dos Temas da Agenda 21 Infantil pelas crianças e da proposta da Conferência Criança Brasil no Milênio
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2005 - Página 28699
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • DEFESA, IMPORTANCIA, DIREITOS, CRIANÇA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE ARTISTICA, INFANCIA.
  • DEPOIMENTO, CRIANÇA, RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, ORADOR, EXPECTATIVA, REALIZAÇÃO, CARATER PESSOAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Ramez Tebet, Senador Paulo Octávio, Mariana, queridas crianças que se encontram no Senado com o objetivo de alertar a todos nós sobre os direitos das crianças neste milênio.

Toda criança deve ter o direito de ser alegre e feliz, de viver uma realidade que estimule os sonhos e de usar a matéria-prima dos sonhos para fecundar a realidade. É muito importante que vocês sempre sonhem. Vocês precisam acreditar que as coisas podem sempre melhorar e nunca perder a alegria.

O Professor Dalmo Dallari, que tem muitos filhos e muitos netos, diz que um mundo de crianças sonhadoras e felizes será a garantia de um mundo de paz. Em seu livro O Direito da Criança ao Respeito, o Professor Dalmo Dallari nos fala de seis direitos fundamentais da criança: os direitos de ser, de pensar, de sentir, de querer, de viver e de sonhar.

Vi um filme muito bonito no último sábado que fala dos dois filhos de Francisco, um pai que vivia em Pirenópolis numa casa muito modesta e simples. Ele cultivava a terra. A cada menino ou menina que nascia - ele teve seis ou sete filhos -, ele manifestava a sua vontade enorme de que suas crianças pudessem, desde pequeninas, cantar.

Tenho três filhos, e dois deles são cantores. Quem sabe vocês os conheçam: um é o Supla, que se chama Eduardo, e o outro é o João. Eu também, como o Francisco, gostaria muito que eles conseguissem cantar, compor músicas e, assim, deixar as pessoas muito felizes, especialmente as crianças.

Eu gostaria de recomendar a vocês que assistissem a este filme, Dois Filhos de Francisco, porque mostra como é que dois filhos de Francisco, Zezé Di Camargo e Luciano, alcançaram extraordinário sucesso depois de muito se empenharem e de o pai deles procurar reservar o produto do seu trabalho para dar força aos filhos, desde quando comprou a primeira sanfona e o primeiro violão, mesmo com o sacrifício que isso representou para toda a sua família. Mas tanto ele acreditou, que os seus filhos se tornaram extraordinários cantores, dando enorme alegria ao povo brasileiro.

Devo agora formular uma pergunta, não é isso? E qualquer deles irá responder?

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet. PMDB - MS) - A pergunta é dirigida ao Grupo de Respostas.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Então, vou-lhes perguntar: qual é o seu maior sonho hoje? Quem vai responder?

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - A palavra está com o Grupo de Respostas.

Jaqueline - O meu maior sonho hoje é que, no mundo, não haja mais violência e que haja igualdade entre as pessoas. As pessoas, na sociedade, levam muito em conta o dinheiro: “Ah, você é rico, então, você é meu amigo!”; “Você é pobre, então, você é meu inimigo”; “Você é branco, você é lindo!; “Você é preto, você é horrível!” Então, deveria haver igualdade de todos os lados, de todas as formas, não só no Brasil, mas no mundo. (Palmas.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Como é o seu nome?

Jaqueline - Jaqueline.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Jaqueline, queria apenas dizer que o seu sonho é também o meu sonho, é o nosso sonho. Que o Brasil possa se tornar uma sociedade com muito mais igualdade, na qual os direitos possam efetivamente ser respeitados! Que sejamos um exemplo para todos os povos do mundo! Que todos possam viver com maior igualdade e, daí, em verdadeira paz! Parabéns a vocês! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2005 - Página 28699