Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação dos Temas da Agenda 21 Infantil pelas crianças e da proposta da Conferência Criança Brasil no Milênio

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Apresentação dos Temas da Agenda 21 Infantil pelas crianças e da proposta da Conferência Criança Brasil no Milênio
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2005 - Página 28701
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, REALIZAÇÃO, SESSÃO, SENADO, HOMENAGEM, CRIANÇA, BRASIL.
  • REGISTRO, PRESENÇA, CRIANÇA, INDIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, IMPORTANCIA, EXTINÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, RAÇA, RELIGIÃO, BRASIL.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Tião Viana, Srªs e Srs. Senadores presentes, Senadoras crianças, Senadores crianças, sabem por que estou saudando-os assim? É porque acho que, dos meus colegas aqui presentes, talvez seja eu o Senador desta Casa - venho do Centro-Oeste, de Mato Grosso do Sul - que está tendo mais conforto quando vejo o nosso plenário repleto, as nossas galerias ocupadas. Acredito, Senador Paulo Octávio - primeiro orador, que me honrou com suas palavras e que está presidindo a sessão no momento em que falo -, sinceramente, que estamos aqui com umas três centenas de pessoas.

Senador Tião Viana, V. Exª me disse que tem dois filhos presentes nesta sessão. Não tenho essa graça, mas tenho a mesma felicidade de V. Exª, porque todas essas crianças são nossos filhos. V. Exª não tem apenas dois filhos aqui presentes, nem eu, nem o Senador Paulo Octávio, nem os outros Srs. Senadores, pois todos são nossos filhos.

Quero lembrar a estas crianças Senadores e Senadoras que aqui se encontram que, há poucos metros daqui, há um trabalho sendo feito pelo Poder Legislativo. Mas está diferente. Talvez, um dia, o trabalho que se realiza nas CPIs seja mais ameno, mais suave, talvez nem exista, talvez o País possa não estar sacudido para essa onda avassaladora de violência, de corrupção que assola a nossa Pátria. Sabem por quê? Porque o futuro desta Pátria está representado por essas crianças. Isso é que é bonito!

Alguém perguntou qual era a agenda do Senado. A agenda do Senado é esta aqui: a Agenda 21. Como o jovem que respondeu a última pergunta, é a agenda que procura dar melhor saúde ao nosso povo, que procura dar melhor emprego, que procura preservar o meio ambiente e a qualidade de vida. O sonho de vocês é o nosso objetivo de hoje, que está tão difícil de ser alcançado, mas que poderá ser alcançado por vocês que aqui se encontram e pelas outras crianças que estão pelo nosso Brasil.

Fico feliz por ter sido o primeiro Senador, o primeiro Presidente do Senado a fazer com que as tribunas, as cadeiras dos Senadores fossem ocupadas por nossas crianças. Isso foi em 2001. Vocês não imaginam como estou contente, como estou satisfeito.

Não vou fazer pergunta, sinceramente não vou fazer pergunta, porque no lugar da pergunta que poderia fazer quero registrar, com alegria, a presença de duas crianças indígenas, que vêm de Mato Grosso. Refiro-me à Weilla e ao Ubere Karaja que estão aqui presentes numa demonstração de que queremos um Brasil para todos. Queremos o Brasil do índio, queremos o Brasil do negro, queremos o Brasil do imigrante. Queremos, enfim, um Brasil livre dos preconceitos de raça, religião e cor. Queremos uma Pátria de solidariedade, uma Pátria de fraternidade. Cada vez mais, eu me convenço disso.

Senador Paulo Octávio, Senador Tião Viana, estamos fazendo o melhor serviço que poderíamos fazer. Esta é a melhor sessão do Senado da República neste ano. Por quê? Porque é a sessão de um sonho de dias melhores para o nosso Brasil.

Muito obrigado a vocês. Parabéns! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2005 - Página 28701