Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Notícia de que o Deputado Wasny de Roure dará parecer favorável a projeto de autoria da Senadora Marina Silva que prevê, no âmbito do SUS, auxílio para pacientes que estiverem em tratamento fora de seus domicílios.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. SAUDE.:
  • Notícia de que o Deputado Wasny de Roure dará parecer favorável a projeto de autoria da Senadora Marina Silva que prevê, no âmbito do SUS, auxílio para pacientes que estiverem em tratamento fora de seus domicílios.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2005 - Página 29071
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. SAUDE.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, VOTO FAVORAVEL, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), RELATOR, PROJETO, AUTORIA, MARINA SILVA, SENADOR, CONCESSÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), AJUDA DE CUSTO, PACIENTE, NECESSIDADE, TRATAMENTO MEDICO, DISTANCIA, REGIÃO, RESIDENCIA, BENEFICIO, POPULAÇÃO CARENTE, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), INEXISTENCIA, SERVIÇO DE SAUDE, ASSISTENCIA MEDICA.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (P-SOL - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Presidente Renan Calheiros.

Srs. Senadores, em tempos de notícias sombrias, soturnas, dramáticas, tristes - o povo brasileiro, nos últimos tempos, tem se assombrado acordado e dormindo também -, quero quebrar esse ciclo, trazendo hoje uma boa notícia.

Colhi essa boa notícia de um ilustre Deputado do PT, Deputado Wasny de Roure, do Distrito Federal. S. Exª é Relator de um projeto da maior importância para parcelas da população do meu Estado e de Estados do Norte e do Nordeste, principalmente. Trata-se de um projeto da Senadora Marina Silva, que estende, mediante o SUS, benefícios àqueles que fazem tratamento fora do domicílio, como o Senador Edison Lobão bem sabe. O projeto contempla essas pessoas com uma pequena ajuda de custo para que elas possam sobreviver nos locais onde elas fazem o tratamento, como diz o projeto, fora do seu domicílio.

Havia uma preocupação muito grande com relação ao parecer que seria oferecido pelo Deputado Wasny de Roure. Ontem, conversando com S. Exª, colhi do Deputado, com a sensibilidade que lhe é própria, a afirmação de que seu parecer será favorável à aprovação do projeto. E só pode reconhecer a importância dessa proposta quem conhece a agrura, o sofrimento de pessoas extremamente humildes que, para fazer tratamento, precisam sair de domicílio - como ocorre, por exemplo, no meu Estado, o Acre, onde ainda não conseguimos ainda implantar um serviço de saúde que ofereça aos mais necessitados toda a assistência médico-hospitalar de que precisam. Para essas pessoas, o programa oferece tratamento em outros Estados, onde as condições são melhores.

Aprovado esse projeto - felizmente, o parecer do Deputado Wasny será favorável -, essas pessoas terão, além do direito ao deslocamento - aéreo ou terrestre -, uma pequena ajuda financeira, a título de diária e de manutenção nos locais onde farão o tratamento. Terão essa pequena ajuda e assistência para não padecerem, como ocorre com dezenas de pessoas que saem do meu Estado, por exemplo, para se tratar em Goiânia e ficam sem a menor condição de ali permanecerem, porque levam acompanhantes.

É uma situação dramática, que poderá ser, em grande parte, minimizada com a aprovação desse projeto. Mais uma vez eu digo, Sr. Presidente: em época de notícias tão ruins, essa é uma notícia muito boa para a população do meu Estado, para aqueles que necessitam desse tratamento fora do domicílio, para pessoas que, em outros Estados do Norte e do Nordeste, também se encontram e se encontrarão na mesma situação.

Louvo a sensibilidade do Deputado Wasny de Roure. Parabenizo S. Exª pela idéia de oferecer um parecer favorável e me solidarizo com a população, com essas pessoas que, em meu Estado e em outras Unidades da Federação, têm extrema necessidade de recorrer a um expediente desses e serem assistidos dessa forma, porque, assim que o projeto for aprovado, o sofrimento dessas pessoas será em grande parte minimizado.

Louvo, repito, a atitude do Deputado Wasny de Roure e parabenizo as pessoas que, além da passagem para se deslocarem a outros Estados, também receberão esse pequeno benefício para minimizar o seu sofrimento.

Obrigado, Sr. Presidente.

Era isso o que eu queria dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2005 - Página 29071