Discurso durante a 144ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário sobre artigo do jornalista Luiz Weis, intitulado "Transição no PT é mais do mesmo", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 10 de agosto do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Comentário sobre artigo do jornalista Luiz Weis, intitulado "Transição no PT é mais do mesmo", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 10 de agosto do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2005 - Página 29171
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ALEGAÇÕES, REFORMULAÇÃO, MANUTENÇÃO, FALTA, ETICA, DIREÇÃO, JOSE DIRCEU, EX MINISTRO DE ESTADO, PROJETO, PODER, DESRESPEITO, IDEOLOGIA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornalista Luiz Weis, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo do último dia 10 de agosto do corrente, abordou a questão da “refundação” do Partido dos Trabalhadores e as reais intenções dos setores dominantes no Partido.

O artigo, intitulado “Transição no PT é mais do mesmo”, mostra que o ex-Ministro José Dirceu continua “ditando os rumos” no Partido. E, por conta disso, o autor afirma que “o que permanece igual - a julgar pela transição para o retrocesso - é um projeto de poder que se distingue na cena brasileira por um traço sem o qual não fica em pé: o controle hegemônico sobre o aparato partidário, e do partido sobre a máquina e as decisões do Estado”.

E diz mais: “Se disso se trata, a anunciada refundação manterá o partido de costas para os valores políticos universais que a esquerda deve ser a primeira a seguir”.

Concluindo, Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado passe a integrar este pronunciamento e, assim, conste dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Transição no PT é mais do mesmo.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2005 - Página 29171