Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenageia todos os que tombaram no Pará em busca de justiça, citando a Cabanagem, o Massacre Brigue Palhaço, e inclusive o Massacre de Eldorado do Carajás, em 1996.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenageia todos os que tombaram no Pará em busca de justiça, citando a Cabanagem, o Massacre Brigue Palhaço, e inclusive o Massacre de Eldorado do Carajás, em 1996.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2005 - Página 28196
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DATA, HISTORIA, ESTADO DO PARA (PA), ADESÃO, INDEPENDENCIA, BRASIL, OCORRENCIA, LUTA, JUSTIÇA SOCIAL, LIBERDADE, DEMOCRACIA, MEMORIA NACIONAL.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

É apenas para fazer um registro: não foi possível hoje fazer um discurso em homenagem ao mês de agosto, da importância que tem esse mês para o Estado do Pará. No dia 15 de agosto de 1823, houve um evento de adesão do Pará à Independência do Brasil.

Essa é uma data importante, sem dúvida, inegavelmente, mas, infelizmente, ela não mudou a realidade do povo, que continuou lutando. Muitas lutas e rebeliões ocorreram, como a Cabanagem, o Massacre Brigue Palhaço - e cito inclusive o Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996.

Comemorando o dia 15 de agosto, que é feriado no Estado do Pará, segunda-feira, a data merece que lembremos todos os que, lutando por justiça, por liberdade, por democracia, morreram. Mas, para que possamos honrar a memória dessas pessoas, o nosso compromisso é buscar, sem descanso, que essa justiça, essa independência, essa democracia, essa justiça social seja alcançada.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2005 - Página 28196