Fala da Presidência durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariza-se com o discurso do Senador José Agripino confirmando o grande número de matérias votadas nas sessões deliberativas, durante o primeiro semestre.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solidariza-se com o discurso do Senador José Agripino confirmando o grande número de matérias votadas nas sessões deliberativas, durante o primeiro semestre.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2005 - Página 27777
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DISCURSO, JOSE AGRIPINO, SENADOR, CONFIRMAÇÃO, SUPERIORIDADE, NUMERO, MATERIA, APRECIAÇÃO, SENADO, DEMONSTRAÇÃO, COMPATIBILIDADE, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, CONGRESSO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, VOTAÇÃO, REFORMA TRIBUTARIA, PARTE, REFORMA POLITICA.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - V. Exª, Senador José Agripino, tem absoluta razão. O Senado Federal tem feito absolutamente tudo para votar. Temos deliberado muito, bastante mesmo. Só no primeiro semestre, votamos mais de mil matérias em muitas sessões deliberativas que realizamos.

De modo que o Senado demonstra, sobretudo - V. Exª tem razão -, que é possível compatibilizar momentos de crise conturbados com investigação, sem corrermos o risco de não deliberarmos como constitucionalmente estamos obrigados a fazer. Portanto, é importante que as coisas continuem assim. Mais do que isso: o Senado já votou todas as matérias que estavam prontas para votação, absolutamente todas, inclusive as mais importantes, como a reforma tributária. Aprimoramos uma proposta de reforma que o Governo mandou para o Congresso Nacional - era uma espécie de simulacro, e saiu do Senado Federal uma reforma tributária.

Votamos também a primeira versão da reforma política e estamos nos preparando - amanhã, teremos a última reunião para recebimento de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - para votar a segunda versão da reforma política, exatamente aquilo que significará o barateamento dos custos das campanhas eleitorais.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2005 - Página 27777