Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra o sucesso da feira Expointer 2005, que está sendo realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, apresentando as últimas novidades dos setores agropecuário e agroindustrial. (como Líder)

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registra o sucesso da feira Expointer 2005, que está sendo realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, apresentando as últimas novidades dos setores agropecuário e agroindustrial. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2005 - Página 29296
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, ESTEIO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FEIRA AGROPECUARIA, PREVISÃO, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA, AMBITO ESTADUAL, SUPERIORIDADE, COMERCIALIZAÇÃO, PECUARIA, EQUIPAMENTO AGRICOLA, INSUMO, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, INICIATIVA PRIVADA, GOVERNO ESTADUAL.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela Liderança do PTB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde o último dia 27 deste mês de agosto, o setor agropecuário gaúcho vive um dos momentos mais importantes do ano. Apesar das quebras nas safras, devido à estiagem, a 28ª edição da Expointer iniciou em clima de superação. A expectativa dos organizadores e dos participantes é de que a feira se consagre como o início da recuperação da economia gaúcha.

A Expointer, que neste ano se realiza até o próximo dia 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, apresenta as últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial. É a maior mostra agropecuária do Sul e uma das mais importantes exposições do mundo.

Neste ano, a venda de animais durante o evento deve superar os três milhões de reais contabilizados na última edição da feira, graças à realização de cinco remates de cavalos e uma inédita feira de novilhas.

Aliás, quando se fala em superação, devemos lembrar que o número de animais inscritos na exposição bateu recorde neste ano: 5.956. Durante nove dias de feira, cerca de 2.400 expositores de animais, máquinas, implementos, insumos e produtos veterinários, veículos, equipamentos, serviços e artesanato mostram a qualidade da sua produção. E o público também contribui para o sucesso do evento: nos primeiros três dias, apesar da instabilidade do tempo, mais de 160 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições Assis Brasil.

Apesar da descapitalização e das commodities em baixa, o setor primário se organizou e levou novos negócios para a Expointer, na tentativa de driblar a crise. O resultado foi a expansão da feira em dimensão, em número de eventos e em participação. O Parque Assis Brasil recebeu investimentos de cinco milhões de reais, em uma parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada.

Uma das novidades das instalações é a Central da Imprensa, doada pelo Grupo Gerdau, que abriga os jornalistas que fazem a cobertura da feira. Também foi construído o pavilhão da Agricultura Familiar, que abriga a 5ª Feira da Agricultura Familiar. O espaço, que foi restaurado, recebeu investimentos do Governo Federal e do Governo do Estado. Outra atração é o novo Boulevard, localizado na rua coberta pelo parque, com uma área de 250 metros. Portanto, vale a pena a visita nos dias que ainda restam de feira.

A Expointer 2005 também conta com a participação de representantes de 10 países. Expositores da Alemanha, Argentina, Áustria, Camarões, Chile, China, Equador, Peru, Reino Unido e Uruguai participam do evento.

Em relação à comercialização de máquinas, calcula-se uma queda de 30% em relação a 2004, quando foram negociados 218 milhões de reais. A redução é inferior à registrada nas demais feiras realizadas no País, que tem sido em média 50%. Mesmo assim, foram investidos quase 900 mil reais no setor de máquinas agrícolas do parque, ampliando a área de 11 para 12 hectares e inaugurando um estacionamento maior, com capacidade para 2.000 veículos. Mais uma vez, a superação falou mais alto do que o pessimismo.

Em artigo publicado no jornal Zero Hora, o Governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, evoca os participantes da Expointer a seguir o exemplo de Joaquim Francisco de Assis Brasil, que empresta o nome ao parque onde se realiza o evento.

Assim como Assis Brasil, que revolucionou a atividade rural com espírito altivo, resistente, operoso e inovador, a Expointer 2005 ficará na história como um evento que não se deixou abater pelas dificuldades climáticas e econômicas do setor primário.

É como diz uma das canções que simbolizam o espírito gaúcho: “Não está morto quem luta e quem peleia, pois lutar é a marca do campeiro”.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2005 - Página 29296