Pronunciamento de Osmar Dias em 31/08/2005
Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da presença do Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald, no Plenário do Senado. (como Líder)
- Autor
- Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
- Nome completo: Osmar Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO MUNICIPAL.
EDUCAÇÃO.:
- Registro da presença do Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo MacDonald, no Plenário do Senado. (como Líder)
- Aparteantes
- Sibá Machado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/09/2005 - Página 29564
- Assunto
- Outros > ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO MUNICIPAL. EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, PREFEITO, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), DETALHAMENTO, PROGRAMA, EDUCAÇÃO BASICA, TEMPO INTEGRAL, IMPLANTAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho a satisfação de anunciar a presença aqui no Senado Federal do Prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, de Foz do Iguaçu. Principalmente nestes momentos em que o País atravessa uma crise política profunda que, ao que parece, ainda vai demorar muito para chegar a um resultado satisfatório para a população, sobretudo com as investigações que se processam aqui no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, é gratificante receber um Prefeito que veio não para conversar sobre a crise política, mas para trazer uma idéia que implanta em sua cidade, em nossa cidade, que é orgulho para o Brasil, Foz do Iguaçu, cidade visitada por turistas do Brasil e do mundo inteiro, cidade que encontra no Prefeito uma esperança de resolver também os problemas de segurança. E em outra oportunidade eu voltarei a esta tribuna para falar sobre o programa de segurança que ele implanta na cidade exatamente para trazer tranqüilidade aos seus moradores e àqueles que visitam a cidade Foz do Iguaçu.
Hoje eu falo de uma idéia extraordinária. Aqueles que consideram que a única forma possível de se fazer a inclusão social, de se transformar a sociedade brasileira em uma sociedade de Primeiro Mundo é por meio da educação pensarão: se a educação pode trazer a cidadania e pode aumentar a nossa expectativa quanto a participarmos efetivamente de uma vida que seja considerada qualidade de Primeiro Mundo, quanto mais uma revolução na Educação. Pois é o que fará o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, e sua equipe. Ele simplesmente adotou uma idéia que já era colocada em prática pelo nosso saudoso Líder Leonel Brizola na educação infantil: a educação integral. E como os municípios têm a responsabilidade sobre a educação de 1º grau, ou seja, que vai da idade de sete a 11 anos, ele não apenas adaptou essa idéia da escola em tempo integral para o 1º grau. A escola em tempo integral fará com que o estudante permaneça na escola durante todo o dia, recebendo alimentação adequada. Mas, no caso das escolas de Foz do Iguaçu que serão construídas, é um novo formato, um novo modelo, um novo conceito, uma nova concepção que está sendo criada.
Eu fiquei entusiasmado ao ver, há pouco, uma breve apresentação do Prefeito. E ele vai iniciar esse projeto sobre o qual já estou aqui a falar. Mas voltarei a esta tribuna com mais tempo para falar muito mais.
Trata-se de uma escola onde os estudantes vão aprender aquilo que todos dizem: tem que aprender a pensar. Como aprender a pensar? O Prefeito explica de forma simples que se vai ensinar primeiro a linguagem dos homens, a escrita e a oral, para que o aluno saiba se comunicar. Esse aluno vai aprender não apenas a ler e a escrever, mas a entender de forma filosófica o processo da leitura e da escrita, para que seja natural no aprendizado dele.
A segunda linguagem é a da ciência - os números e a matemática. E o Prefeito, também de forma simples, explica como os estudantes aprenderão a ciência, que muitas vezes é complicada, principalmente a matemática, para aqueles alunos que estão ingressando no ensino de 1º grau. Mas eles aprenderão praticamente de forma natural, de forma espontânea. Aprenderão na vida prática, porque serão levados para dentro da escola exemplos da vida cotidiana que levarão esse estudante a estar sempre raciocinando de forma lógica, para que essa linguagem da ciência possa lhe servir durante o período escolar e principalmente depois, nos desafios da vida.
E há também a linguagem da máquina. Eu até disse para o Prefeito que a escola de hoje é igual a que frequentei. Só que o mundo de hoje não é igual àquele em que eu vivia quando fiz o 1º grau. Evoluiu a ciência. Modernizaram-se o mundo e as relações humanas. Houve principalmente a revolução tecnológica, que hoje leva qualquer cidadão a ter que saber informática, a ter inclusive que aprender como chegar a este caminho, porque aqueles que freqüentaram a escola no passado jamais sonharam que chegaríamos a este ponto em que estamos hoje. E o Prefeito, mais uma vez, de uma forma até singela, diz: olha, nós vamos levar esse estudante a entender o processo da informática, o processo da criação, da fabricação de uma máquina. Ele não vai apenas receber uma máquina para operar, mas vai entender, desde o 1º grau, como se chegou à fabricação dela.
Tenho muita esperança mesmo nessa revolução na educação e trago aqui o modelo da escola que o Prefeito Paulo Mac Donald vai implantar. Não serão apenas salas de aula, mas haverá ainda a oportunidade de esses estudantes terem assistente social, uma biblioteca de altíssimo nível, uma sala de espera com jogos, onde vão praticar principalmente o xadrez para desenvolver a sua inteligência, um cinema, para que possam fazer a integração social.
Presidente, vai acabar meu tempo, e preciso de mais um minuto só. Peço a V. Exª essa benevolência.
O SR. PRESIDENTE (Flexa Ribeiro. PSDB - PA) - V. Exª terá mais dois minutos, Senador Osmar Dias.
O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR) - Muito obrigado, Senador. Concluirei em seguida. O nosso tempo aqui está muito curto ultimamente.
Haverá um cinema, para que ele possa levar a família para dentro da escola e integrar-se com ela. Trata-se muito mais da questão social envolvida na interação entre o jovem estudante, o aluno, a criança com a sua família.
E mais, a Unesco já provou que a violência, a criminalidade tem uma escalada, um crescimento nos finais de semana, sexta-feira, sábado e domingo. E o Prefeito Paulo Mac Donald quer, com a sua equipe, transformar a escola em um clube no final de semana; quer trazer as famílias para dentro da escola. As crianças, os pais, as famílias, todos serão integrados nesse contexto para discutir, inclusive, a linha pedagógica que deve seguir aquela escola.
Haverá uma sala de jogos, com tênis de mesa, uma sala de artes marciais, para que se ensine a disciplina àqueles estudantes, que estão ali não apenas para apreender aquilo que consideramos fundamental, que é ler e escrever. É, sobretudo, um novo modelo de educação que procura colocar a escola no atual nível da modernização, no atual nível de evolução da ciência, das relações humanas. E confio muito que as idéias que o Prefeito Paulo Mac Donald está implantando em Foz do Iguaçu poderão ser transportadas para o Estado inteiro, talvez até para o País inteiro, porque as considero revolucionárias.
Nestes segundos finais, concedo um aparte ao Senador Sibá Machado.
O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Osmar Dias, V. Exª chama a atenção de todos nós. Em primeiro lugar, parabenizo V. Exª pelo pronunciamento e o prefeito pela iniciativa. Gostaria muito de conhecer esse projeto, porque se trata de um desafio que tem me chamado muito a atenção. Gostaria de conhecer ricas experiências que possam contribuir para o ensino, principalmente no campo, onde considero que há extrema necessidade de reformulação nesse sentido. Assim, juntamente com o Senador Flexa Ribeiro, eu gostaria de conhecer essa experiência da Casa Familiar Rural. Parabéns a V. Exª pelo pronunciamento.
O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR) - Senador Sibá Machado, considere-se convidado a ir até Foz do Iguaçu, onde o nosso Prefeito, do PDT, estará à sua disposição, assim como eu, para que juntos possamos discutir essa idéia. Foz do Iguaçu é uma cidade bonita, agradável, é o orgulho de todos nós, e espero que, dentro de muito pouco tempo, com essa administração criativa do Prefeito Mac Donald, seja também uma cidade exemplo em educação, em segurança pública e, sobretudo, em relações humanas, porque estamos na Tríplice Fronteira. Tenho certeza de que sairá, de Foz do Iguaçu, um grande exemplo para o Paraná e para o Brasil.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.