Pronunciamento de Romeu Tuma em 01/09/2005
Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem à Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie por seu jubileu, que transcorre em 03/10/2005.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
RELIGIÃO.:
- Homenagem à Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie por seu jubileu, que transcorre em 03/10/2005.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2005 - Página 29988
- Assunto
- Outros > RELIGIÃO.
- Indexação
-
- ANUNCIO, COMEMORAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, JUVENTUDE, OBJETIVO, DIFUSÃO, RELIGIÃO, ASSISTENCIA ESPIRITUAL.
- IMPORTANCIA, AMPLIAÇÃO, NUMERO, UNIDADE, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, JUVENTUDE, PAIS, ANUALIDADE, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO NACIONAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DA BAHIA (BA), EDIÇÃO, PERIODICO, RELIGIÃO, DIVULGAÇÃO, AMBITO NACIONAL.
O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero comunicar aos meus nobres Pares um fato que comprova sempre ser possível sonharmos com um mundo melhor, até mesmo diante do desencanto produzido pela crise ética e moral desnudada pelas investigações em andamento neste Congresso.
No próximo dia 3 de setembro, a Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie do Brasil estará comemorando 50 anos de existência, numa festa de grandes proporções marcada para o Estádio Municipal “Paulo Machado de Carvalho”, no bairro do Pacaembu, em minha querida cidade de São Paulo.
O significado desse acontecimento decorre da importância da Seicho-No-Ie como entidade de valor espiritual inestimável, presente nos cinco continentes. Surgiu no Japão em 1.º de março de 1930, fundada por um PhD em Filosofia, Dr. Masaharu Taniguchi, que lhe atribuiu o exclusivo propósito de difundir a verdade respeitada por todas as religiões monoteístas, isto é, somos todos filhos de Deus.
Contrapondo-se aos sectarismos, a entidade difunde entre os seguidores princípios presentes na essência daquelas religiões. Compõem vasto acervo de conhecimento filosófico-religioso e muitos são os adeptos que afirmam ter alcançado graças ao praticá-los.
Entre as organizações que utiliza para difundir seus ensinamentos, a Seicho-No-Ie possui aquela associação como fruto do trabalho de dois estóicos irmãos japoneses, Daijiro e Miyoshi Matsuda, imigrantes do início dos anos 30. Com destemor, em meio às dificuldades impostas pela II Guerra Mundial, eles lhe deram início em 11 de fevereiro de 1942, na região de Ibaiti, Paraná. Todavia, devido a tais empecilhos, a entidade só foi registrada oficialmente em 25 de junho de 1955, mais de 10 anos após iniciar as atividades.
Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os momentos de incerteza ficaram para trás. Hoje, a Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie se espalha por todo o Brasil, em mais de 1.000 unidades que realizam reuniões de estudos semanais e quinzenais. Promove, anualmente, uma Convenção Nacional que chega a reunir cerca de 15.000 pessoas. Além disso, realiza seminários nas academias de treinamento espiritual da Seicho-No-Ie localizadas nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia. Mensalmente, edita a Revista Mundo Ideal, com tiragem de 120 mil exemplares e circulação nacional.
Merecidamente, portanto, a Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie festeja o seu jubileu. Foram cinco décadas de trabalho em prol de um Brasil melhor. Congratulo-me com os seus integrantes, especialmente com os seus dirigentes na pessoa do jovem Ênio Maçaki Hara. Dou-lhes parabéns.
Era o que eu havia a comunicar.
Muito obrigado.