Discurso durante a 151ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registra filiação do ex-Ministro Pratini de Moraes ao PFL. Saúda o Deputado Osório Adriano, e registra homenagem ao parlamentar, ontem em Brasília, pelos trabalhos realizados em prol do desenvolvimento da Capital do país.

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. HOMENAGEM.:
  • Registra filiação do ex-Ministro Pratini de Moraes ao PFL. Saúda o Deputado Osório Adriano, e registra homenagem ao parlamentar, ontem em Brasília, pelos trabalhos realizados em prol do desenvolvimento da Capital do país.
Aparteantes
Marco Maciel, Mão Santa, Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2005 - Página 30039
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PRATINI DE MORAES, EX MINISTRO DE ESTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), COMPROMISSO, EMPREGO, EDUCAÇÃO.
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), DISTRITO FEDERAL (DF), HOMENAGEM, DEPUTADO FEDERAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, EMPRESARIO, POLITICO, ESPECIFICAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, POLITICA, CAPITAL FEDERAL.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Pedro Simon.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é muito bom ter na presidência da sessão o nobre Senador pelo Rio Grande do Sul Pedro Simon, até porque ontem, Senador, nós, no PFL, tivemos a grande alegria de presenciar a filiação do ex-Ministro Pratini de Morais ao Partido da Frente Liberal.

Em seu discurso de filiação, ele disse a todos nós que o que o levou a, naquele momento, assinar a ficha do nosso Partido foi justamente o compromisso que o PFL tem com o desenvolvimento, com a geração de empregos, compromisso principalmente realçado no binômio do Partido, que é emprego e educação.

O ex-Ministro Pratini de Morais disse que viu na televisão informações sobre a morte do eletricista brasileiro em Londres, num atentado sem igual na história daquele país. Os dados mostravam que mais de três milhões de brasileiros estão fora do Brasil porque aqui não conseguem emprego. Brasileiros que tentam cruzar a fronteira dos Estados Unidos e lá entrar de forma ilegal são humilhados, são presos, passam humilhações porque querem trabalhar. O ex-Ministro Pratini de Morais disse que, no momento em que constatou os dados tão constrangedores para o nosso País, entendeu que deveria, sim, assumir um compromisso político-partidário, usar toda a sua experiência de ex-Ministro de tantas Pastas e se filiar a um partido que tem um projeto, que tem um programa, que tem um compromisso com este País. Por isso a filiação dele ontem, a que assisti, presidida pelo Senador Jorge Bornhausen, acompanhada pelo Senador Marco Maciel, aqui presente, e por grande número de Senadores e Deputados do PFL, foi um momento de muita satisfação para todos nós.

E lá estava também uma pessoa importante aqui em Brasília, que é amigo de V. Exª, o Deputado Osório Adriano, amigo também do Senador Marco Maciel. Isso foi pela manhã. E, à noite, tive a imensa alegria, como Presidente do PFL em Brasília, de participar de uma homenagem a esse Deputado.

E, no momento em que nós todos, constrangidos, abrimos os jornais e vemos uma lista de 18 parlamentares sendo acusado, sendo investigados, 18 parlamentares na capa de todos os jornais de nosso país, fiquei bastante feliz de ver um parlamentar ser homenageado, algo raro nos tempos atuais. Coisa rara. E o Deputado Osório Adriano foi homenageado. Foi homenageado, teve o seu nome gravado com letras grandes num prédio em Brasília, onde residem 60 famílias, e foi saudado por um grande contingente de pioneiros, de candangos, de pessoas que vivem aqui há muitos anos. O Deputado Osório Adriano chegou aqui em 1957, trabalhou na construção dos ministérios que aí estão até hoje em ótimo estado de conservação, com estruturas bem fortes, para agüentar todas as crises por que têm passado. (Risos.)

O Deputado Osório Adriano, que é engenheiro civil por formação, mas político por vocação, começou sua vida nesta cidade. Tenho feito aqui, sempre que possível, a saudação a pessoas como Osório: empreendedor, dinâmico, homem de fé, de família, que, no passar dos 48 anos de vida nesta cidade, construiu um leque de empresas na área de automóveis, de locação, de construção civil, de produção e distribuição de refrigerantes, de hotéis, enfim, um homem que investiu toda a sua vida em Brasília, 48 anos de dedicação a esta cidade. Muitas vezes o cidadão pode ser apenas um empresário, muitas vezes o cidadão pode ter a opção de ser um empresário, pagar impostos, gerar empregos e também cumprir muito bem o seu papel.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Senador Paulo Octávio, V. Exª concede-me um aparte?

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - PE) - Com a maior alegria, Senador Marco Maciel.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE. Com revisão do orador.) - Senador Paulo Octávio, eu gostaria de associar-me à manifestação de V. Exª, não somente com relação ao ingresso do ex-Ministro Pratini de Moraes no PFL, mas também e sobretudo à homenagem que V. Exª presta ao Deputado Osório Adriano, que se constitui numa legenda da vida política do Distrito Federal. Não posso esquecer que a campanha do Presidente Tancredo Neves se iniciou no edifício Brasal, pois Osório Adriano teve o gesto, à época ousado, de disponibilizar instalações de sua propriedade, para se instalar um comitê provisório, que serviu posteriormente como sede do PFL, que se organizava, e ele foi extremamente coerente em todo esse projeto. Inicialmente, ele estava apoiando a candidatura do então Vice-Presidente Aureliano Chaves. Quando se formou um grande acordo político em torno do Presidente Tancredo Neves, ele se juntou a todos nós - e aqui está, inclusive, o Senador Pedro Simon, que foi um dos líderes do movimento -, de forma decidida e determinada, para viabilizar a candidatura de Tancredo Neves, que, ao final de contas, representava mais do que uma candidatura presidencial. Mas o grande movimento que pervadiu todo o País, no sentido de concluir o processo de transição com relação à democracia, foi a convocação de uma Constituinte, a de 1988, que estabeleceu no Brasil o Estado democrático de direito. Eu diria até que a Constituição de 1988 - e encerro, não quero tomar o tempo de V. Exª - para mim representa muito, porque talvez seja a primeira vez que temos uma Constituição que realmente enseja a prática de uma democracia sem adjetivos. Nnguém pode deixar de reconhecer que a de 1946 foi muito importante, mas conviveu com graves incidentes na sua curta geração. A de 1988, me parece que lançou muito fundo as raízes da institucionalização democrática e está fazendo com que o País viva de fato um regime de liberdade, de paz e, sobretudo, de busca de justiça social. Cumprimento V. Exª pelas homenagens que presta.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Agradeço o aparte de V. Exª, Senador Marco Maciel. V. Exª, que foi o fundador do PFL, sabe muito bem a história nesta cidade de Osório Adriano, e é com muita honra que recebo o seu aparte.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Paulo Octávio, permite-me V. Exª um aparte?

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Com muita alegria, passo a palavra ao Senador Mão Santa.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - V. Exª hoje é um dos símbolos desta cidade de Brasília, pelo amor que lhe devota. E quis Deus que fosse introduzido na família mãe de Brasília, na família de Juscelino Kubitschek. V. Exª teve a coragem e a bravura, em nome da família, de rechaçar a semelhança do grande estadista Juscelino Kubitschek da figura do Presidente Lula. Mas V. Exª, ontem, deu mais um grande passo naquilo que é o estereótipo de V. Exª e que, sem dúvida alguma, é uma inspiração na vida de Juscelino Kubitschek, entregando a Brasília mais do que uma estrutura bela, um patrimônio físico, mas, muito mais, expressando a gratidão e o reconhecimento a um parlamentar, numa hora de tanta dificuldade para o Parlamento brasileiro. A adversidade é uma benção disfarçada. O PFL - que eu sempre combati no meu Estado - se enriquece no Brasil com a presença desse grandioso e extraordinário brasileiro Pratini de Moraes. Só a ignorância audaciosa é que incita os números de vitórias e de reação do setor agrícola, como se fosse uma conquista. Todos sabemos do ciclo da produção de uma agricultura, do planejamento, e muito se deve ao povo brasileiro que está no campo enfrentando dificuldades e mais ao extraordinário Ministro da Agricultura que foi Pratini de Moraes, que desenvolveu extraordinariamente o setor. E eu só citaria um número para o PT se mancar: quando eu governei o Estado do Piauí, este tinha uma produção de soja de dez mil toneladas, e, no Governo em que foi Ministro da Agricultura Pratini de Moraes, passou para quatrocentas mil toneladas de soja, sendo possível à antiga Cerval, que hoje é a Bunge, estar lá no Piauí e transformar a cidade de Uruçuí num grande pólo de desenvolvimento da agricultura do Brasil, hoje dirigida pelo extraordinário Prefeito Francisco Filho. Isso tudo foi possível. Então, enriquecem-se o PFL e a democracia brasileira. Está aí um candidato forte à Presidência da República. E faço um desafio público: Marco Maciel, há quinze anos, ousou ser candidato a Presidente da República e disputou uma prévia com Aureliano Chaves. Marco Maciel, há quinze anos, tinha coragem e um sonho, e agora está aí outro nome que enriquece. Um quadro vale por dez mil palavras. Nós queremos dizer que o nosso PMDB, diante desta crise, tem o mais virtuoso dos homens, Pedro Simon, que está na Presidência neste momento, e poderia ser, Deus permitindo, um grande Presidente desta Pátria no momento de incerteza e desonestidade que vivemos.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Muito bem! Agradeço o aparte ao Senador Mão Santa, ele que é médico e que, quando se fala em Juscelino Kubitschek aqui em Brasília, sempre levanta a sua voz na defesa do grande Presidente. Agradeço muito, Senador Mão Santa, pela sua contribuição, inclusive na homenagem que fazemos ao Deputado Osório Adriano aqui nesta tribuna.

Mas, Senador Pedro Simon, poucos homens, como V. Exª bem sabe, têm a coragem de ingressar na vida pública. Poucos homens têm a coragem de se filiar a um partido político. E esse brasiliense - eu digo brasiliense, apesar de ser mineiro brasiliense -, assim que foi formado o PFL, assumiu a Presidência do Partido aqui em nossa cidade.

Nesses vinte anos, não só foi Presidente, como atualmente é Presidente de Honra. Prestou um enorme trabalho pela democratização da nossa cidade. Como sabe V. Exª, Brasília era uma cidade cassada, pois não tínhamos eleições. Foi Osório Adriano que, à frente da Associação Comercial, ao lado de outros companheiros como Lindberg Cury, deu-nos a nossa emancipação política, que foi uma batalha de que V. Exª participou e em tanto contribuiu. Além disso, foi o fundador da Fibra e da Fecomércio. Enfim, foi um homem que soube dedicar a sua vida, o seu tempo, o seu trabalho pela democratização de Brasília.

Em 1986, candidatou-se pela primeira vez, lançou seu nome a um mandato político na nossa cidade.

Em 1990, foi eleito Deputado Federal ao meu lado, e aqui fizemos uma boa bancada, uma boa trincheira em prol de Brasília. Foi o momento do primeiro Governo Roriz.

Osório foi quatro vezes Deputado Federal. Atualmente, exerce o seu mandato pela quarta vez consecutiva e presta um enorme serviço a nossa cidade, com inúmeros projetos de lei apresentados, todos de interesse da cidade.

Logicamente, gostaria de aqui realçar a grande contribuição que deu na aprovação do Fundo Constitucional, uma vitória de Brasília que passou pela Câmara e foi aprovada no Senado no dia 22 de dezembro de 2002, ainda no final do Governo Fernando Henrique Cardoso. Essa medida trouxe a tranqüilidade econômica a nossa cidade.

Osório hoje, por tudo o que fez por Brasília, representa o que há de mais positivo na política e na vida empresarial da cidade. É um homem que é uma referência, é homenageado em todos os lugares por onde passa e contribuirá ainda muito com a nossa cidade.

Ao lado de Dona Sílvia Adriano e de seus filhos Osório Neto, Fernando Adriano, Maria Tereza e vários netos, esse homem é um exemplo de dignidade no momento tão difícil que estamos atravessando neste País.

O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Ouço o aparte do Senador Ramez Tebet.

O Sr. Ramez Tebet (PMDB - MS) - Sr. Presidente Pedro Simon, eu sei que soou a campainha, mas não posso deixar de dar meu testemunho, primeiro de V. Exª, Senador Paulo Octávio, ardoroso defensor de tudo o que diz respeito à Capital da República, e também pela oportunidade feliz de V. Exª estar festejando o ingresso, em seu Partido, de um homem que, no Ministério da Agricultura, estimulou as exportações e ajudou o Centro-Oeste, fundamentalmente na agricultura e na pecuária, setores que hoje - está comprovado - são responsáveis pelo superávit na balança comercial do País. E também pela homenagem que V. Exª presta ao Deputado Federal e grande empresário, o Deputado Osório Adriano, de Minas Gerais, que veio a Brasília quase nos primórdios de sua fundação. Homem de bem e de caráter, que merece, portanto, esta homenagem de V. Exª. Eu o conheço pouco de convivência, mas muito mesmo pelo trabalho do empresário ilustre que V. Exª homenageia.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Senador Ramez Tebet, certamente Osório Adriano ficará sensibilizado com suas palavras, porque realmente se trata de uma homenagem a um homem de bem.

Volto a dizer que, no momento em que a classe política não tem recebido muitas homenagens, é raro assistirmos a uma homenagem como a que assisti ontem, com a presença de mais de 300 pessoas, parabenizando o trabalho efetivo do Deputado Osório Adriano em prol do desenvolvimento de Brasília.

Encerro as minhas palavras, deixando registrado nos Anais do Senado, na manhã de hoje, com os apartes eminentes de ilustres Senadores desta Casa, o brilhante trabalho desenvolvido pelo Deputado Osório Adriano, Presidente de honra do PFL do Distrito Federal, em prol do desenvolvimento, da consolidação da Capital de todos os brasileiros. Que Deus dê vida longa a esse grande brasileiro que tanto honra Brasília!

Muito obrigado, Senador Pedro Simon, por presidir a sessão neste instante de homenagem a um brasileiro e a um político num momento tão difícil da vida pública do nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2005 - Página 30039