Discurso durante a 151ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição de artigo do articulista Tales Alvarenga, "Velhinhas de Taubaté", publicado na revista Veja do último dia 31 de agosto do corrente, sobre a morte da personagem de Luiz Fernando Veríssimo, a Velhinha de Taubaté, aos 90 anos.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição de artigo do articulista Tales Alvarenga, "Velhinhas de Taubaté", publicado na revista Veja do último dia 31 de agosto do corrente, sobre a morte da personagem de Luiz Fernando Veríssimo, a Velhinha de Taubaté, aos 90 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2005 - Página 30102
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CRISE, POLITICA NACIONAL, NEGLIGENCIA, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Escritor Luiz Fernando Veríssimo anunciou, no último dia 25 de agosto, a morte de uma de suas mais lembradas personagens, a Velhinha de Taubaté. Segundo o escritor, ela teria morrido aos 90 anos, por desgosto com as denúncias de corrupção que atingiram o Governo Lula. A personagem ficou famosa por que acreditava em todos os políticos, apesar de todas as evidências para duvidar.

            Para Veríssimo, a Velhinha de Taubaté era a última pessoa no Brasil que acreditava no governo. “Era alguém exótico".

            Sr. Presidente, é no contexto dessa morte “simbólica” que registro o artigo intitulado “Velhinhas de Taubaté”, de autoria do articulista Tales Alvarenga, publicado na revista Veja do último dia 31 de agosto do corrente. O articulista, em seu artigo, cita a morte da Velhinha de Taubaté para ilustrar o posicionamento atual do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores em relação à crise política que o país enfrenta. “Foi preciso que uma dúzia de estrelas do governo federal fosse apanhada com a mão na mala para que, finalmente, caísse a ficha dos crédulos”. Todos tiveram a oportunidade de enxergar o óbvio, inclusive os petistas. Infelizmente, o clima de funeral é generalizado.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“Velhinhas de Taubaté”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2005 - Página 30102