Discurso durante a 152ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Associação ao protesto do deputado Humberto Michiles, contrário à vedação de recursos orçamentários para a conclusão do chamado Linhão, que deveria interligar a Hidrelétrica de Tucuruí ao Amazonas.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO. POLITICA ENERGETICA.:
  • Associação ao protesto do deputado Humberto Michiles, contrário à vedação de recursos orçamentários para a conclusão do chamado Linhão, que deveria interligar a Hidrelétrica de Tucuruí ao Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2005 - Página 30142
Assunto
Outros > ORÇAMENTO. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • APOIO, DEPUTADO FEDERAL, PROTESTO, POSSIBILIDADE, REDUÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, DESTINAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AMEAÇA, ORADOR, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, VOTAÇÃO, ORÇAMENTO, UNIÃO FEDERAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de termos o prazer de ouvir o Senador Paulo Octávio, que falará como Líder do PFL, encaminho à Mesa um pronunciamento em que me associo ao protesto do Deputado, pelo meu Estado, Humberto Michiles, dizendo que é preciso tomarmos uma atitude durante a votação do Orçamento, até impedindo a sua votação, se o Governo consumar a vedação de recursos para que se conclua, para que se ultime e faça o chamado Linhão, que deveria interligar a Hidrelétrica de Tucuruí ao Amazonas.

            Devo deixar bem claro que, associado ao Deputado Humberto Michiles, se isso acontecer, eu pessoalmente trabalharei para obstruir, a partir de agora, a votação de quaisquer passos do Orçamento da União. Quem avisa amigo é, ou adversário leal é. Quem avisa, enfim, o faz porque não quer nada de surpresa, nada pelas costas.

(Interrupção do som.)

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Esse Orçamento, sem o recurso - que é uma emenda de autoria do Senador Jefferson Péres - para fazer o Linhão de Tucuruí chegar ao meu Estado, vai demorar muito mais do que possa imaginar o Presidente e o Fundo Monetário Internacional.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

************************************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Amazonas mais uma vez corre o risco de vir a ser prejudicado pelo Governo do Presidente Lula, dessa vez na questão do abastecimento de energia elétrica. Uma parte da solução do problema depende do chamado Linhão, que vai interligar a hidrelétrica de Tucuruí ao Amazonas. Mas o Linhão pode atrasar.

O início da implantação dessa linha de transmissão já conta com verba no Orçamento da União, assegurada por emenda de bancada de iniciativa do Senador Jefferson Péres.

No entanto, e aí está o prejuízo para o Amazonas, o Governo Lula anunciou o remanejamento de R$40 milhões do total previsto, assim adiando o que é um sonho acalentado por ao menos cinco municípios: Maués, Parintins, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Urucurituba.

Esta semana, recebi informe do presidente da Associação Amazonense de Municípios, Sidney Leite. Ele, que é Prefeito de Maués, destacou a importância do Linhão para o Amazonas, por significar a interligação do Estado ao sistema nacional de energia.

Em Manaus, o Relator dessa matéria, Deputado Federal Humberto Michiles, anunciou, em entrevista na AAM, que vai resistir à aprovação do projeto de lei que trata desse remanejamento, a menos que o Ministério das Minas e Energia aprove uma alternativa, fazendo com que a linha, ao invés de ir de Itaituba a Maués ou de Itaituba a Parintins, como estava previsto, siga de Santarém a Parintins, passando por Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Urucurituba.

Desde logo, quero consignar aqui que apoiarei a iniciativa do Deputado Humberto Michiles. Se preciso, obstruirei a votação do Orçamento da União até que a União volte atrás.

Fica o registro. Para valer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2005 - Página 30142