Discurso durante a 152ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, na revista Veja, intitulado "Uma bela cena num filme ruim".

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, na revista Veja, intitulado "Uma bela cena num filme ruim".
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2005 - Página 30145
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APOIO, DECLARAÇÃO, FERNANDO GABEIRA, DEPUTADO FEDERAL, CRITICA, ATUAÇÃO, SEVERINO CAVALCANTI, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a inscrição nos Anais da Casa do magnífico artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, publicado na contracapa da revista Veja deste final de semana. O jornalista compara as trajetórias de dois lutadores: o Presidente da Câmara, Deputado Severino Cavalcanti, e o Deputado Fernando Gabeira. Conclui, corroborando os termos da indignação que demonstrou o Deputado Gabeira, ao pedir que se retome na Câmara a dignidade formal do cargo de Presidente da Mesa.

Trata-se de um artigo muito bem elaborado, como costumam ser os da lavra de Roberto Pompeu de Toledo, desta vez com uma mensagem de esperança; não é negativista. Ele entende que o Brasil tende a querer mais aquilo que foi pedido - não foi muito - por Fernando Gabeira do que a conservação em estado menor do que sofrível do que significa a presença na presidência da Casa do Sr. Severino Cavalcanti.

Peço a inscrição nos Anais da Casa de um artigo que, a meu ver, foi profundamente esclarecedor, acenando com essa pitada de esperança e com a força do talento e da capacidade de crítica de um jornalista que está entre os mais caracterizados da imprensa deste País.

Muito obrigado a V. Exª.

 

*******************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matéria referida:

“Uma bela cena num filme ruim”, artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, publicado na revista Veja, de 05/09/2005.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2005 - Página 30145