Pronunciamento de Teotonio Vilela Filho em 05/09/2005
Discurso durante a 152ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro de artigo intitulado "E agora?", de autoria do sociólogo Hélio Jaguaribe, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 28 de agosto do corrente.
- Autor
- Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
- Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro de artigo intitulado "E agora?", de autoria do sociólogo Hélio Jaguaribe, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 28 de agosto do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/09/2005 - Página 30174
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CORRUPÇÃO, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
O SR. TEOTÔNIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “E agora?”, de autoria do sociólogo Hélio Jaguaribe, publicado no jornal Folha de S.Paulo do último dia 28 de agosto do corrente.
Em seu artigo, Hélio Jaguaribe tece comentários sobre a atual crise política em que mergulharam o PT, seus aliados e o governo Lula. Para o sociólogo, ficou evidenciado que “o governo Lula, o PT e seus aliados, para assegurarem maioria parlamentar e ocorrer aos elevadíssimos gastos de sustentação de um imenso aparato político e de custosa propaganda eleitoral, se valeram, ilicitamente, de recursos públicos subtraídos de autarquias e de outras agências federais. Revelou-se, igualmente, algo de tanto ou mais grave: a mercantilização, em grande escala, de altos cargos públicos, conferidos a pessoas com absoluta independência de critérios de competência e de idoneidade, mas exclusivamente em função da medida em que os novos titulares se comprometiam, confiavelmente, a saquear bens públicos em proveito do PT, de seus aliados e do governo”.
Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. TEOTÔNIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“E agora?”