Discurso durante a 153ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura da manifesto dos alunos do Colégio Galois que realizaram ato cívico hoje, em frente ao Congresso Nacional, cobrando ética na política e avanço nas investigações das CPMIs que apuram denúncias de corrupção. (como Líder)

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Leitura da manifesto dos alunos do Colégio Galois que realizaram ato cívico hoje, em frente ao Congresso Nacional, cobrando ética na política e avanço nas investigações das CPMIs que apuram denúncias de corrupção. (como Líder)
Aparteantes
Demóstenes Torres.
Publicação
Publicação no DSF de 07/09/2005 - Página 30336
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, ESTUDANTE, ESCOLA PARTICULAR, CAPITAL FEDERAL, ENDEREÇAMENTO, PRESIDENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), REIVINDICAÇÃO, EFICACIA, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Pela Liderança da Minoria. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ilustre Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, aproveito a oportunidade para cumprimentar o Sr. Carreiro pelo aniversário. Parabéns, Carreiro!

Hoje foi realizado, no Congresso Nacional, em frente à rampa, um ato cívico por 600 alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio do Colégio Galois. Foram entregues 117 manifestos produzidos pelos alunos, sob a coordenação do Professor Daniel Faria, da disciplina de Produção de Textos, endereçados aos Deputados e Senadores, representantes máximos do povo brasileiro.

Quem esteve presente e recebeu os manifestos, ao meu lado, foi o Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Passo, agora, à leitura da reivindicação que alunos de 16, 17 e 18 anos fazem a esta Casa. Este documento é endereçado ao Presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios.

Os alunos do Colégio Galois de Brasília, atemorizados com a sombria nuvem que paira sobre o Palácio do Planalto, vêm perante Vossa Excelência pleitear que continue conservando, à frente dessa Comissão, postura ética, tenaz e absolutamente justa, na profícua investigação de todas as denúncias apresentadas.

Lembre-se Vossa Excelência de que o Congresso Nacional tem a cara do povo, antes mesmo de ser a expressão dos partidos políticos. Infelizmente, a condescendência e a participação de parte dos parlamentares dessa Casa afrontaram a Democracia, solapando o anseio maior do povo. Os cidadãos brasileiros assistem atônitos aos fatos transmitidos diuturnamente pela TV. A cada dia um escândalo, a cada depoimento um susto. Não deixe, Vossa Excelência, prevalecer o pensamento dos céticos que afirmam ser a Democracia a Ditadura dos que visam ao poder, com um fim em si mesmo, deixando de lado a vontade da maioria. Temos todos de resgatar os valores democráticos insculpidos em nossa Constituição.

Essa Comissão tem sido a testemunha ocular da enorme ofensa à cidadania do povo brasileiro. Diante da gravidade dos fatos, esta parece estar reduzida ao tamanho de um grão de mostarda. Fatos vergonhosos vêm esmorecendo a esperança em um futuro mais digno para o nosso País, esperança essa que às vezes faz-nos sentir tolos por querer e necessitar acreditar na justiça. O individualismo exacerbado, a ambição incontida, o cinismo, a desonestidade e a corrupção das virtudes das pessoas de bem não são características do povo brasileiro, embora parte de nossos líderes estejam gravemente acometidos desses vícios de caráter.

Entretanto, não desvalorizamos a justa face do Congresso, uma vez que o povo tem percebido por parte desses parlamentares o interesse na completa e isenta elucidação dos fatos. É inegável, Vossa Excelência, que nesse momento da política brasileira nos lembremos do movimento pelas “Diretas Já”. O povo brasileiro tem voz, sim, e saberá usá-la se preciso for. Apesar de tímida e sufocada pelo desemprego, pela fome, pela miséria e pela opressão, o grito de “basta” está guardado no peito de cada brasileiro.

Por isso, Vossa Excelência busque a soberana justiça e não uma justiça deturpada pela obscena e corrupta política brasileira, que os traidores da democracia e fracos de espírito sejam punidos por ruir toda a estrutura moral e política do país. Não deixe que o medo abafe a esperança da justa condenação aos culpados pela triste novela encenada por alguns governantes.

Registramos ao final, Vossa Excelência, que o lamentável exemplo que nos está sendo dado por essa decadente estirpe de maus políticos vem se revelando como grande temor dos conscientes jovens brasileiros. Saiba Vossa Excelência que o povo brasileiro não aceita, não concorda, reluta, repudia e condena veementemente todas essas práticas imorais perpetradas irresponsavelmente por alguns líderes.

Resta-nos, estudantes desta Capital Federal, nos posicionarmos contra essa situação, exigindo uma imediata virada dessa página triste da História do nosso Brasil. Que sejam punidos exemplarmente com o rigor da Lei todos os culpados! [Sic.]

Signatários:

Juliana Pinto de Morais - aluna do segundo ano do Colégio Galois;

Jovita Fernandes de Castro - aluna do segundo ano do Colégio Galois;

Jéssica Helena Vaz Malaquias - aluna do segundo ano do Colégio Galois;

Eleusa Balbino da Silva - gerente do setor de relacionamento com o cliente do banco do Ministério do Exército;

Ana Carolina Ferreira da Silva - aluna do 5º semestre de Engenharia Civil da Universidade de Brasília;

Gustavo Fernandes de Castro - aluno do 2º semestre de Engenharia Civil da Universidade de Brasília.

Portanto, Sr. Presidente, são manifestações espontâneas de jovens brasilienses de 16, 17, 18 anos, que se mobilizaram, saíram do colégio cedo e vieram caminhando até a rampa do Congresso. Estivemos lá esperando por eles. São mais de 80 manifestos dos mais contundentes teores, cada um versando sobre um assunto, mas todos pedindo ao Senador Delcídio Amaral que vá fundo, que apure com rigor, que dê uma satisfação à população brasileira.

Por isso, eu não poderia deixar de trazer aqui a preocupação de tantos e tantos jovens, esses jovens que serão os governantes de amanhã, que serão os políticos de amanhã, que estarão realmente comandando o País de amanhã.

Eu, que sou de uma geração que não teve esse privilégio, que sou de uma geração cassada, uma geração que não votou aos 16, que não votou aos 18 - meu primeiro voto foi aos 40 anos, Presidente Alvaro Dias -, fico feliz de ver esses jovens virem ao Congresso Nacional, trazerem documentos, pedirem uma satisfação a nós, Parlamentares.

Concedo um aparte ao Senador Demóstenes Torres.

O Sr. Demóstenes Torres (PFL - GO) - Perdoe-me, Senador Paulo Octávio, na realidade, eu levantei para pedir para falar pela ordem, assim que V. Exª encerrasse seu pronunciamento. Até porque o aparte seria sentado, mas eu o farei com grande prazer. V. Exª faz parte, sim, de uma geração, como a minha, que não chegou a votar. Nossa geração foi tolhida - e muito. Lembro que o meu primeiro voto foi aos 21 anos de idade! Votei em 1982, pela primeira vez! É algo que realmente comove ver esses estudantes, com 16 anos de idade - muitos já ingressando nessa idade -, virem aqui e fazerem a sua formação política. Pena que o Parlamento esteja vivendo um momento tão difícil. Mas vamos superar isso, especialmente porque vamos conseguir fazer uma limpeza nessa instituição, no Parlamento Federal, que é muito importante para a Nação brasileira. Muito obrigado pela gentileza.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF) - Sr. Presidente, encaminho agora a documentação anexa, com 117 manifestos, realizados por 600 alunos do Colégio Galois, relativos ao trabalho desenvolvido pela CPMI dos Correios no âmbito do Congresso Nacional. Considero oportuno registrar que se trata de efetivo trabalho de pesquisa e acompanhamento dos alunos sobre os Parlamentares que integram essa CPMI.

Essa correspondência será encaminhada então ao Senador Delcídio Amaral, que é o Presidente dessa CPMI.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

 

****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO OCTÁVIO EM SEU PRONUNCIAMENTO:

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno)

*******************************************************************************

Matéria referida:

Manifesto dos alunos do Colégio Galois, Turma 2º “E”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/09/2005 - Página 30336