Pronunciamento de Romero Jucá em 06/09/2005
Discurso durante a 153ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro da passagem do qüinquagésimo aniversário de criação do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, uma das mais respeitáveis e credenciadas instâncias de discussão e análise do segmento turístico do país.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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HOMENAGEM.:
- Registro da passagem do qüinquagésimo aniversário de criação do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, uma das mais respeitáveis e credenciadas instâncias de discussão e análise do segmento turístico do país.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/09/2005 - Página 30392
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
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- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONSELHO, TURISMO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMERCIO (CNC), ELOGIO, ORGANIZAÇÃO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, BRASIL.
O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: é com muita alegria que registro a passagem do qüinquagésimo aniversário de criação do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio.
Trata-se, Sr. Presidente, de uma das mais respeitáveis e credenciadas instâncias de discussão e análise do segmento turístico de nosso País. Durante esses 50 anos de intensos e profícuos debates, os maiores nomes ligados ao turismo no Brasil fizeram parte do Conselho, e contribuíram decisivamente, com suas idéias, para o aprimoramento constante do setor.
Sua composição sempre se caracterizou pela heterogenia: são empresários, jornalistas, professores, pesquisadores e agentes públicos que, ao longo de décadas, trocaram experiências e idéias para o incremento da oferta turística brasileira. Dessa pluralidade de formações e opiniões, surgiu a sinergia necessária para a cooperação dos diversos segmentos envolvidos na atividade turística.
No centro dos debates promovidos pelo Conselho, sempre estiveram temas fundamentais e essenciais ao turismo: desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e patrimônio histórico, marketing, legislação pertinente, infra-estrutura de transportes, qualificação profissional etc.
Na primeira sessão do Conselho, realizada em 10 de agosto de 1955, já se discutia o que fazer para romper os “obstáculos de ordem prática ao bom turismo”. Naquela época, não havia um órgão oficial que cuidasse do turismo no Brasil, a despeito da crescente importância do setor.
Não demorou muito tempo, porém, e graças às gestões e sugestões do Conselho criou-se a Combratur - Companhia Brasileira de Turismo, entidade embrionária que daria origem, alguns anos depois, à nossa conhecida EMBRATUR. Podemos afirmar, sem receios, que do pioneirismo do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio nasceu a preocupação com o planejamento estratégico na atividade turística de nosso País.
Mas as atividades do Conselho, Sr. Presidente, não se restringem ao palavrório e à retórica. A celebração de convênios de cooperação técnica tem sido uma ferramenta das mais importantes para a troca de experiências com diversos órgãos ligados ao turismo. Nas últimas décadas, acordos foram firmados principalmente com as empresas estaduais de turismo, que receberam total suporte técnico e gerencial para a formatação de seus planos turísticos regionais.
Sr. Presidente, todos nós sabemos da importância do turismo na economia moderna. Entretanto, ainda estamos longe de alcançarmos a plena potencialidade turística brasileira. Não tenho dúvidas de que podemos - e devemos - crescer bastante nesse segmento.
Daí vem a importância de órgãos colegiados como o Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio. Se um bem articulado planejamento estratégico para o setor turístico é a chave para o sucesso, ele só será efetivado mediante um amplo e profundo diálogo com todos os segmentos envolvidos nessa atividade.
Não podemos deixar de mencionar aqui, Srªs e Srs. Senadores, os outros braços educacionais e sociais da Confederação Nacional do Comércio em turismo: o Senac e o Sesc.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac prepara e capacita anualmente mais de 115 mil trabalhadores para a área de turismo e hotelaria. Dispondo de 6 hotéis-escola, 8 centros especializados em turismo e hospitalidade e 21 unidades móveis de ensino no País, o Senac já se firmou como uma importante marca na preparação de mão-de-obra especializada.
O Serviço Social do Comércio - Sesc, por sua vez, volta-se para a democratização do acesso ao produto turístico. Espalhados por todo o Brasil, os equipamentos de hospedagem e lazer do Sesc são uma fonte barata e fácil de oportunidades turísticas para os trabalhadores de nosso País.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no momento em que saudamos o Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio pela passagem de seu aniversário de 50 anos, reafirmamos a importância de investirmos em nossa capacidade turística. Que o mundo venha conhecer o Brasil, e se encante com a beleza e a cultura de nossa gente!
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.