Pronunciamento de Romeu Tuma em 30/08/2005
Fala da Presidência durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comenta o discurso do Senador Antônio Carlos Valadares sobre a entrada de produtos têxteis chineses no mercado interno.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
COMERCIO EXTERIOR.:
- Comenta o discurso do Senador Antônio Carlos Valadares sobre a entrada de produtos têxteis chineses no mercado interno.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/08/2005 - Página 29285
- Assunto
- Outros > COMERCIO EXTERIOR.
- Indexação
-
- PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ENCONTRO, EMPRESARIO, DEBATE, CRISE, POLITICA NACIONAL, APREENSÃO, SETOR, INDUSTRIA TEXTIL, CONCORRENCIA DESLEAL, PRODUTO IMPORTADO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ESPECIFICAÇÃO, EXPLORAÇÃO, TRABALHADOR.
O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Senador Antonio Carlos Valadares, peço apenas um minuto. Desculpe-me. Eu não poderia interferir, e o Carreiro vai ficar bravo.
Participei, ontem, de uma reunião dos líderes de todos os segmentos empresariais do Brasil, com um almoço-debate que eles sempre fazem. E eles estavam muito voltados para as CPIs: 99% da discussão era sobre o comportamento dos Parlamentares nas CPIs. Um dos participantes conversava comigo sobre o problema dos têxteis, que me chama muito a atenção, porque comecei minha vida na área têxtil. Ele dizia, Senadora Serys Slhessarenko, que na China há a “operação cama quente”. Perguntei o que era a cama quente. Um trabalhador fica na cama enquanto o outro trabalha; quando termina o turno, ele volta para a cama e o outro vai. A cama nunca esfria. Então, a produção na China é assustadora. Não dá para concorrer com o preço dos chineses. Algumas indústrias brasileiras conseguem sucesso porque ainda estão com um nível de qualidade muito bom. Na hora em que a China atingir a primeira qualidade, vamos passar mais apertado ainda.
Muito obrigado.