Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio a iniciativa do Presidente Renan Calheiros de racionalização dos trabalhos das CPMIs.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • Apoio a iniciativa do Presidente Renan Calheiros de racionalização dos trabalhos das CPMIs.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2005 - Página 29319
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, PRESIDENTE, SENADO, PROVIDENCIA, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), MESADA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, INTEGRAÇÃO, TRABALHO, COMPROMISSO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Peço licença ao Senador Aloizio Mercadante, mas não posso deixar de cumprimentar V. Exª, Sr. Presidente, dizendo, para resumir minhas breves palavras, que temos um Presidente no Senado da República.

V. Exª compreende bem a situação do momento, a situação que o País vive: está mergulhado num oceano de denúncias e de corrupção. V. Exª quer resgatar a imagem do Poder Legislativo, quer que o Senado Federal seja respeitado e quer que a lei seja cumprida. Concordo com essa posição, Sr. Presidente, pois, data venia, não é possível, depois de quase noventas dias, que os resultados não sejam ainda os esperados pela opinião pública.

Sabe por que afirmo isso, Sr. Presidente? Porque há pessoas, políticos e não-políticos, que são confessos, que já confessaram, que deixaram impressão digital, mas os processos estão andando, nesse particular, a passo de tartaruga.

Não está falando um homem que não aceita o direito de defesa ou que pretende cercear o direito de quem quer que seja, mas, positivamente, o foro competente já deveria ter sido acionado. Alguns já deviam estar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, e outros já deviam estar até no plenário daquela Casa. Não tenho a menor dúvida disso.

Como V. Exª está agindo de acordo com a sua consciência, talvez não seja consolo nenhum, mas quero finalizar dizendo que temos um Presidente. Sr. Presidente Renan Calheiros, continue cobrando mesmo, pois fala-se muito em “acordão” pelos quatro cantos do nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2005 - Página 29319