Discurso durante a 156ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição do artigo intitulado "Para superar a crise política", de autoria do ex-Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição do dia 28 de agosto do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição do artigo intitulado "Para superar a crise política", de autoria do ex-Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição do dia 28 de agosto do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2005 - Página 30644
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ANALISE, CRISE, NATUREZA POLITICA, PAIS, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFESA, CONCLUSÃO, INVESTIGAÇÃO, PUNIÇÃO, PARTICIPANTE, CORRUPÇÃO, DISCUSSÃO, REFORMA POLITICA, POSSIBILIDADE, RECONSTRUÇÃO, DEMOCRACIA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Para superar a crise política”, de autoria do ex-ministro da educação, Paulo Renato Souza, publicado no jornal O Estado de S. Paulo do último dia 28 de agosto do corrente.

Para o ex-Ministro, “é chegada a hora de pensar na reconstrução da democracia no País”. Para isso, propõe, primeiramente, que se aprofundem e concluam as investigações e que se punam aqueles que cometeram crimes como o desvio de recursos públicos e o favorecimento a determinados interesses privados a fim de obter recursos financeiros. Propõe, também, que, em uma segunda etapa, seja feita a reforma política em nosso País.

Como expressa o título do artigo, as propostas o ex-Ministro visam a superar a crise política. Crise essa que, segundo o autor, “só faz aprofundar-se a cada semana, com novas revelações estarrecedoras sobre o maior esquema de corrupção política de nossa História, organizado pela facção dirigente do Partido dos Trabalhadores que ocupou os principais postos no atual Governo”.

Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que conste dos Anais do Senado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também gostaria de registrar neste momento o artigo intitulado “Mil e uma noites”, do ex-Ministro Pedro Malan, publicado no jornal O Estado de S. Paulo do último dia 11 de setembro do corrente.

O ex-Ministro mostra, em seu artigo, que o desempenho da economia é a principal base de sustentação do atual Governo. Mostra, também, que são três as razões principais desse desempenho: “Primeiro, um contexto internacional extraordinariamente favorável, que propicia ao Brasil, assim como a vários outros países, um forte vento a favor. Segundo, a postura do Ministro Palocci e sua equipe, de compromisso firme com uma política econômica coerente, apesar de todo o explícito fogo amigo. Terceiro, mas não menos importante, pelos efeitos das mudanças estruturais e avanços institucionais alcançados na vigência não só desta como de administrações anteriores”.

Para que conste dos Anais do Senado, requeiro, Sr. Presidente, que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*****************************************************************************

Matérias referidas:

“Para superar a crise política.”

“Quebrado sigilo de cartões do Planalto.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2005 - Página 30644