Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com surto de malária no Estado do Amazonas.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Preocupação com surto de malária no Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2005 - Página 31007
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, EPIDEMIA, MALARIA, MUNICIPIOS, PROXIMIDADE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • REGISTRO, DENUNCIA, PRESIDENTE, SINDICATO, SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL, INCOERENCIA, DECISÃO, SUPERINTENDENCIA, SAUDE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DEMISSÃO, AGENTE DE SAUDE PUBLICA, CONTRATAÇÃO, CONVENIO, MINISTERIO DA SAUDE (MS).
  • CRITICA, INEFICACIA, GOVERNO FEDERAL, AMEAÇA, SAUDE PUBLICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, manifestei neste Plenário a preocupação que não é só minha, mas de todos os amazonenses e de todos os brasileiros, diante de notícias da ocorrência de mais de 40 mil casos de malária nas cercanias de Manaus.

A elevada incidência constatada supõe a existência de um verdadeiro e preocupante surto de Malária no Estado. Sem exagerar e, como dizem as informações, trata-se de verdadeira epidemia.

Essa incidência pede, ademais e principalmente, um alerta das autoridades federais e estaduais para o combate ao mosquito da Malária.

No entanto, Sr. Presidente, recebi esta manhã denúncia do Presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Federais do Amazonas, informando que a Susam deverá demitir 20 por cento dos agentes de endemias, contratados por meio de convênio com o Ministério da Saúde.

Essas demissões devem ocorrer, segundo a informação do Sindicato, nos distritos da Susam em Zumbi, Alvorada, Cidade Nova e Cachoeirinha.

A notícia chega a ser inacreditável. No mínimo, revela total insensibilidade do Poder Público. Não é possível que prevaleça essa intenção. Afinal, está em jogo a saúde da população de meu Estado.

Por isso, protesto com veemência diante dessa ameaça, que, além de inconcebível, vai além, muito além. Equivale a um crime contra a população, assim entregue ao descaso público.

Espero que isso não se confirme.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2005 - Página 31007