Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do Relatório de 2004 da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Registro do Relatório de 2004 da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2005 - Página 31160
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RELATORIO, ATIVIDADE, FUNDOS, PENSÕES, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), GARANTIA, APOSENTADORIA, SEGURANÇA, INVESTIMENTO, POUPANÇA, PRODUÇÃO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, AREA, INFRAESTRUTURA, ENERGIA ELETRICA, FERROVIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) apresentou mais um relatório das suas bem-sucedidas atividades, referentes ao ano de 2004.

A Funcef é uma importante empresa privada; um fundo de pensão que começou a operar em 1977, e que conta, em nossos dias, com mais de 73 mil associados, entre bancários, aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal.

            A geração de empregos, de renda e de crescimento sustentável em países modernos requer a formação de poupança interna, que garanta o investimento na produção. Quanto mais forte a poupança doméstica, melhores são as chances de garantir, no longo prazo, o desenvolvimento de países como o Brasil.

Os fundos de pensão têm cumprido esse papel entre nós, porque são constituídos para investir na produção brasileira, com o intuito de garantir aos seus associados uma aposentadoria segura e confiável.

Essa tarefa vem sendo cumprida com grande êxito pela Funcef, que contabilizou, em 2004, uma alta rentabilidade em seus investimentos, de nada menos que 22,68%, ou seja, cerca de 10% acima da meta atuarial traçada para o período.

Nos últimos anos, a Funcef tem apostado na diversificação de sua carteira de imóveis. Para tanto, a fundação busca garantir uma gestão imobiliária moderna, com representantes designados para acompanhar a boa administração dos imóveis. Em sua permanente busca de aperfeiçoamento gerencial, a Funcef realizou uma reavaliação minuciosa dos contratos de locação, fato que também contribuiu para o bom resultado obtido em 2004.

No campo dos investimentos produtivos, sua diretoria executiva direcionou os Fundos de Participação em Investimentos para áreas de infra-estrutura, equipamentos petrolíferos, e também de energia elétrica, setor que receberá 165 milhões de reais em investimentos.

No que tange às ferrovias, a Funcef optou por recuperar a combalida Brasil Ferrovias, holding das empresas Ferroban, Noroeste e Ferronorte, das quais é acionista. Para tanto, conta com a parceria do Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A situação da holding é difícil, porém o esforço da Funcef certamente resultará na melhoria do setor dos transportes, um dos gargalos do desenvolvimento do Brasil.

No que tange ao seu próprio gerenciamento, a Funcef vem tentando aperfeiçoar os canais de interação com seus associados, inclusive pela implantação da Coordenadoria de Relacionamento. A participação das decisões da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo aos associados, pela internet, é outro avanço nítido no aumento da transparência na relação dos administradores com os 73 mil participantes.

            Essa relação será doravante regulada por um inédito Código de Conduta Corporativa documento que tem por escopo a garantia da ética e da segurança na gestão dos interesses da entidade.

Srªs e Srs. Senadores, a função social da Funcef é a de promover e desenvolver a seguridade social, visando a qualidade de vida dos seus associados.

Tenho para mim que o progressivo aprimoramento administrativo dos investimentos realizados pelos fundos de pensão é um importante passo para a evolução da própria economia brasileira.

Ao contribuir para o bem-estar dos seus associados, entidades como a Funcef contribuem, na verdade, para gerar e distribuir riquezas, e eu não tenho dúvidas de que o Brasil será tanto mais forte e competitivo quanto mais fortes forem os seus fundos de pensão.

Em economias maduras, o fomento inequívoco ao associativismo cooperativo, e o incentivo à gestão transparente dos negócios privados devem ser metas permanentes do Estado, para o incremento das atividades produtivas.

Srªs e Srs. Senadores, termino minha fala cumprimentando a Funcef pelos resultados obtidos em 2004. Cumprimento, igualmente, a diretoria da entidade, pelo seu nítido compromisso com a transparência na gestão do interesse dos associados da fundação.

Essa boa iniciativa haverá de aumentar, em 2005, o imenso patrimônio da Funcef - de mais de R$18 bilhões - com ganhos inestimáveis para os associados e para a geração de riquezas no Brasil.

Que esse exemplo frutifique, e que administração profissionalizada se converta em verdadeira idéia fixa para todos os fundos de pensão do nosso País.

Eis o nosso mais sincero desejo!

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2005 - Página 31160