Discurso durante a 154ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Inconformismo com a decisão do Ministro da Educação de fazer uma reforma universitária por decreto.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Inconformismo com a decisão do Ministro da Educação de fazer uma reforma universitária por decreto.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2005 - Página 30486
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, MESA DIRETORA, PROTESTO, ANUNCIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), UTILIZAÇÃO, DECRETO FEDERAL, REALIZAÇÃO, REFORMA UNIVERSITARIA, RETIRADA, DEBATE, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, LEGISLATIVO, DIRETRIZ, ENSINO SUPERIOR.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero solicitar uma providência da Mesa - não sei qual seria a mais rápida -, por intermédio de V. Exª ou do Presidente Renan Calheiros, no sentido de evitar que o Ministro da Educação queira fazer, como está apregoando, uma reforma universitária por decreto. É um absurdo inominável retirar do Congresso um dos seus maiores deveres em relação à educação; de modo que tem de vir para o Congresso. Daremos a celeridade necessária, se for o caso, mas isso jamais deve ser feito por decreto. Não seria a vontade de um Ministro recém-chegado... Não sei se com méritos ou não; não faço juízo de valor.

Mas faça V. Exª chegar ao Presidente Renan Calheiros, imediatamente, o nosso inconformismo se essa reforma se der por decreto. Trata-se de uma reforma que tem de ser feita pelo Legislativo porque é uma reforma universitária de suma gravidade para os rumos da educação superior no Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2005 - Página 30486