Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários à matéria intitulada "Lula perdeu a santidade", publicada na revista Exame do dia 14 de setembro do corrente.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Comentários à matéria intitulada "Lula perdeu a santidade", publicada na revista Exame do dia 14 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2005 - Página 31522
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EXAME, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CRISE, CORRUPÇÃO, POLITICA NACIONAL, OPORTUNIDADE, ESCLARECIMENTOS, OPINIÃO PUBLICA, CONHECIMENTO, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, após dois anos e oito meses, ou melhor, desde a posse do presidente Lula, enfim, o Brasil se encontra com a realidade. Aquele grande silêncio sobre o “PT real” agora já pode ser quebrado. Em meio a tantos escândalos e tantas denúncias de corrupção, a sociedade brasileira hoje pode enxergar, finalmente, o Presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores como eles realmente são.

A filósofa Marilena Chauí, por exemplo, falava, em junho de 2003: “Quando Lula fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece”; hoje, já declara: “não ter informações suficientes para opinar sobre Lula”. Outro petista histórico, Hélio bicudo, afirma que “Lula é um especialista em jogar sujeira para debaixo do tapete”.

Sr. Presidente, é nesse contexto que solicito que a matéria intitulada “Lula perdeu a santidade”, publicada na revista Exame do dia 14 de setembro do corrente, seja considerada parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos anais do Senado Federal.

A matéria mostra que o principal saldo político da atual crise é que o presidente pode, enfim, ser visto como ele realmente é. Segundo a matéria, “a entrada em cena do Lula real abre espaço para uma possível conseqüência positiva: pode tornar-se mais difícil alguém emplacar a próxima empulhação desse tipo”.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro mais uma vez que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

 

******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO BATISTA MOTTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matéria referida:

“Lula perdeu a santidade.”

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2005 - Página 31522