Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

O trabalho desenvolvido pela Embrapa e os programas mantidos ou auxiliados pela mesma, que geram resultados benéficos para toda a sociedade.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. POLITICA SOCIAL.:
  • O trabalho desenvolvido pela Embrapa e os programas mantidos ou auxiliados pela mesma, que geram resultados benéficos para toda a sociedade.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2005 - Página 31525
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO AGRICOLA, BRASIL, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO AGROPECUARIA, COMPARAÇÃO, MUNDO, ELOGIO, TRABALHO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), EFEITO, COMPETENCIA, PESQUISA CIENTIFICA, GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO.
  • DETALHAMENTO, TRABALHO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), INCLUSÃO, NATUREZA SOCIAL, QUALIFICAÇÃO, PRODUTOR, AGRICULTURA, ECONOMIA FAMILIAR, REFORMA AGRARIA, SEGURANÇA, ALIMENTAÇÃO, MEIO AMBIENTE, AUXILIO, PROGRAMA, COMBATE, FOME, COMUNIDADE INDIGENA, MEDICINA DO TRABALHO, EDUCAÇÃO, APOIO, AÇÃO COMUNITARIA, DIFUSÃO, TECNOLOGIA, INSERÇÃO, MERCADO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a silenciosa revolução agrícola que vem ocorrendo nos últimos trinta anos em nosso País, e que o transformou, nesse período, em um dos principais centros de produção agrícola do planeta deve ser creditada, em larga medida, ao trabalho desenvolvido pela Embrapa.

Esse papel, de força motriz do desenvolvimento agropecuário do Brasil, foi resultado da soma entre a competência científica e a continuidade administrativa.

Efetivamente, a despeito dos inúmeros percalços que a economia e a política sofreram ao longo destes trinta e dois anos, a Embrapa conseguiu se manter à parte de ingerências políticas e construir um corpo de pesquisadores cuja competência técnica é reconhecida internacionalmente.

Em decorrência, suas pesquisas foram essenciais para a superação das dificuldades que tradicionalmente se apresentavam para o crescimento de nossa produção e nossas exportações agropecuárias.

Se hoje somos os maiores produtores mundiais de carne bovina e ocupamos o segundo lugar na produção de frango; se estendemos o plantio de soja ao cerrado e abastecemos com álcool nossos carros, temos de conferir boa parcela disso ao paciente trabalho científico realizado nos laboratórios da Embrapa.

A atuação exemplar dessa empresa não se reflete, entretanto, apenas no aperfeiçoamento de técnicas e insumos para o agronegócio de grande porte. Seu balanço social apresenta, igualmente, uma outra faceta das atividades da Embrapa.

Empresa ativamente comprometida com a inclusão social, a Embrapa desenvolve um conjunto compreensivo de ações destinadas a obter efeitos duradouros sobre as populações atendidas, não se esgotando na simples filantropia.

Todas essas ações possuem em comum uma concepção de atividade social que favorece a capacitação dos indivíduos, das famílias e das comunidades e a consolidação de seu potencial econômico.

Em seu balanço social, a Embrapa delimita nove eixos de atuação: agricultura familiar, reforma agrária, segurança alimentar, meio ambiente, apoio ao programa Fome Zero, inserção junto às comunidades indígenas, segurança e medicina do trabalho, educação e formação profissional e apoio comunitário.

Esses eixos de atuação não são estanques, pois, em todas as ações arroladas, podemos discernir o propósito de garantir aos destinatários os meios adequados para sua subsistência e para sua inserção vantajosa na sociedade e no mercado.

A ação da Embrapa não se limita à distribuição de sementes para os pequenos agricultores. A partir do minucioso estudo de suas condições socioeconômicas e ambientais, a Embrapa estabelece ações muito mais adequadas às suas necessidades.

Assim, a introdução de novos cultivares a partir de plantas tradicionais, como o milho, destinados especificamente à lavoura manual, permite ao pequeno agricultor obter ganhos de produtividade, oferecendo maior quantidade de mercadorias que, por seu turno, possuem maior valor agregado e, conseqüentemente, melhor preço de mercado.

A formação de agentes comunitários capazes de efetuar a multiplicação de conhecimentos acerca de técnicas modernas e ambientalmente sustentáveis de manejo agropastoril gera profundos e duradouros efeitos sobre as comunidades atingidas.

A ação social da Embrapa também se apresenta na forma de introdução de mecanismos de inserção positiva das comunidades no mercado, como pela instalação de pequenas indústrias cooperativas para o processamento dos produtos agrícolas ou pecuários brutos, quebrando a dependência do pequeno agricultor em relação aos intermediários e grandes industriais.

Da mesma forma, seu apoio à criação de hortas em presídios constitui um valioso auxílio à reabilitação dos encarcerados, ao lhes dar uma ocupação e, possivelmente, um ofício.

Sr. Presidente, acabo de citar apenas alguns poucos exemplos de programas mantidos ou auxiliados pela Embrapa, e que geram resultados benéficos para toda a sociedade.

Na luta pela superação de nossas mazelas sociais, a Embrapa é um ativo inestimável. Seu balanço social apresenta resultados que poucas instituições no Brasil, e mesmo no mundo, seriam capazes de ostentar, razão pela qual essa empresa se transformou, com méritos, em orgulho nacional.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2005 - Página 31525